Zinco Previne a Mucosite Oral Associada a Radioterapia

Estudos Científicos
26/jun/2023

Diminui a Gravidade e Melhora a Adesão do Paciente ao Tratamento


Suplementação de Zinco no Gerenciamento da Mucosite Oral

Auxilia na Diminuição da Gravidade da Mucosite Associada com a Radioterapia

 

O câncer é um problema de saúde pública, principalmente nos países em desenvolvimento. A incidência do câncer cresce em todo a cada ano. O tratamento do câncer inclui quimioterapia e radioterapia, modalidades terapêuticas que, embora eficazes no controle e cura da doença, estão associadas a toxicidades de curto e longo prazo.

Mucosite Associada ao Tratamento contra o Câncer

A mucosa possui alta taxa de renovação celular, tornando-a vulnerável aos efeitos da quimio e/ou radioterapia, que predispõem o desenvolvimento da mucosite oral. O grau de severidade da mucosite oral implica em importante comprometimento bucal, que pode variar desde a dificuldade na manutenção da higiene bucal até a necessidade de internação hospitalar e suspensão do tratamento oncológico, impactando na qualidade de vida desses pacientes. A mucosite é uma reação inflamatória e ulcerativa na mucosa que pode ocorrer na cavidade oral, faríngea, laríngea, regiões esofágicas e em regiões de mucosa gastrointestinal.

 

Opções para Prevenção da Mucosite Oral

 Diversas intervenções tópicas e sistêmicas são utilizadas na prática clínica para prevenção e tratamento da mucosite oral, como laserterapia, crioterapia, anti-inflamatórios, antimicrobianos, imunoglobulinas, anestésicos, corticoesteroides, aminoácidos não essenciais, vitaminas e outros agentes.

 

Zinco no Manejo da Mucosite Oral

 O zinco é um oligoelemento necessário para múltiplas atividades celulares e, o sistema imune depende de quantidades ideais de zinco para o seu adequado funcionamento. Além disso, o zinco é um estabilizador da estrutura do DNA, RNA e ribossomo e um fator importante para os processos de cicatrização de feridas.

 No entanto, o mecanismo exato de ação do zinco na mucosite continua não completamente esclarecido. Estudos têm demonstrado que o zinco aumenta a função barreira gastrointestinal e diminui a apoptose celular e também reduz a intensidade da mucosite oral em pacientes com câncer e sob tratamento quimioterápico.


Estudo Comprova

Esse estudo de revisão conduzido por Hoppe et al. (2021) examinou as evidências existentes, por meio de estudos clínicos, sobre os diversos papéis do zinco durante o tratamento de pacientes com câncer.


Resultados

Ø  Foram encontradas 19 publicações, que se encontram nos critérios estabelecidos, com 1230 pacientes;

Ø  Os estudos indicaram que o zinco foi usado em pacientes com câncer de cabeça e pescoço e que estavam sendo submetidos aos processos quimio ou radioterápicos;

Ø  Os estudos demonstraram que o zinco foi promissor na diminuição da gravidade da mucosite após a radioterapia;

Ø  Já resultados não significativos foram observados na mucosite de pacientes submetidos a quimioterapia;

Ø  A suplementação de zinco diminui também a perda de paladar, a presença de boca seca e a dor;

Ø  A presença de efeitos adversos relacionados com o zinco foi considerada pequeno.

 

Conclusão

 A suplementação com zinco pode ser útil na prevenção de efeitos adversos (mucosite) relacionado com a radioterapia.


Referências bibliográficas

HOPPE, C. et al. Zinc as a complementary treatment for cancer patients: a systematic review. Clin Exp Med. 2021 Jan 26. doi: 10.1007/s10238-020-00677-6. Online ahead of print.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp