Whey Protein em Mulheres Idosas

Estudos Científicos
12/mai/2022

Promove Aumento das Proteínas Musculares e Auxilia na Prevenção da Sarcopenia


Suplementação Proteica em Indivíduos Idosos

Efeitos Benéficos no Aumento da Síntese de Proteína Muscular

 

A sarcopenia é a perda de massa e força muscular que ocorre com a idade, progredindo a taxas de ± 0,8% e 1 a 3% ao ano, respectivamente, e estes são mensuráveis ??na sexta década de vida.

A prevalência da sarcopenia pode atingir 5 a 13% em idosos, com faixa etária de 60-70 anos e 11 a 50% naqueles com idade maior de 80 anos, a depender do método adotado para diagnosticar.

 

Sarcopenia e Resistência Anabólica

Os pacientes mais idosos apresentam o que se chama de resistência anabólica, uma dificuldade grande na síntese de proteínas musculares e, em muitos pacientes ocorre uma taxa mais elevada de catabolismo. Esse fator associado a péssimos hábitos alimentares e também somados a cormobidades acarretam em perda de massa muscular significativa. 

Os exercícios de resistência melhoram a força e a massa muscular em idosos.  Além disso, o exercício de resistência induz aumentos acentuados nas taxas de síntese proteica muscular e serve para sensibilizar o músculo esquelético aos efeitos anabólicos da ingestão de proteínas.

 

Nutrição e Síntese de Massa Muscular

A suplementação nutricional mostra-se eficiente em melhorar a massa muscular e, em certa medida, a força muscular também na velhice. A ingestão de proteínas, aminoácidos essenciais, leucina e vitamina D são reconhecidas como fatores importantes na gestão de sarcopenia. O consumo inadequado de proteínas (ou seja, abaixo do recomendado da ingestão diária), assim como a hipovitaminose D são regularmente citados como sendo fortemente associados com a menor massa muscular.

Outro estudo publicado no periódico internacional American Journal of Clinical Nutrition em 2020 teve como objetivo comparar a suplementação de colágeno e whey protein no aumento da síntese de proteínas musculares em mulheres idosas. E houve uma maior síntese de proteína no grupo tratado com whey protein.




Estudo Comprova:

Whey Protein Melhora a Síntese Proteica Muscular de Forma Superior ao Colágeno

 

Estudo conduzido por Oikawa et al. (2020) avaliaram os efeitos da suplementação de whey protein e colágeno na síntese de proteínas do músculo esquelético (MPS) em indivíduos idosos.


Resultados:

ü  Agudamente, o grupo tratado com whey protein aumentou a síntese de proteína muscular em uma média de 0,017% por hora na perna em repouso e em 0,032% por hora na perna exercitada (ambos p<0,01)

ü  Já o grupo suplementado com colágeno apresentou aumento da síntese de proteína muscular apenas na perna exercitada (0,012% por hora – p<0,01);

ü  Em longo prazo, o aumento da síntese de proteína muscular foi maior no grupo whey – 0,063% por dia na perna em repouso e 0,173% por dia na perna exercitada (p<0,0001);

ü Já no grupo tratado com colágeno não foram observados valores estatisticamente significativos em longo prazo.

 

Conclusão:

A suplementação com whey protein aumentou de maneira significativa a síntese de proteína muscular quando comparado com a suplementação com colágeno. Dessa forma, o whey protein apresentou uma capacidade maior de manter a musculatura em mulheres idosas. 


Referência:

OIKAWA, SY. et al. Whey Protein but Not Collagen Peptides Stimulate Acute and Longer-Term Muscle Protein Synthesis With and Without Resistance Exercise in Healthy Older Women: A Randomized Controlled Trial. Am J Clin Nutr. 2020 Mar 1;111(3):708-718. doi: 10.1093/ajcn/nqz332.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp