Vitamina D em Crianças com Risco Cardiometabólico

Estudos Científicos
05/abr/2024

Suplementação Demonstra Efeitos Positivos no Controle do Colesterol


Hipercolesterolemia

Vitamina D É Eficaz na Prevenção do Risco Cardiometabólico em Crianças

 

 

A síndrome metabólica (SM) é uma condição caracterizada por diversas anormalidades fisiológicas, que geralmente se originam da resistência à insulina e do acúmulo[1]  central de gordura.

 

Essa síndrome é uma doença não transmissível que se tornou um grande desafio na saúde à nível global, portanto, é de grande importância o desenvolvimento de estratégias eficazes para prevenir e controlar sua tendência epidêmica e consequências. Além das estratégias de mudança de estilo de vida, hábitos alimentares e aumento da prática de exercícios físicos, há um interesse crescente pela medicina em auxiliar os pacientes com suplementos ou compostos naturais/fitoterápicos.

 

 

Hipercolesterolemia

A hipercolesterolemia é um importante fator de risco cardiovascular, pois a lipoproteína de baixa densidade (LDL) está diretamente envolvida no processo aterosclerótico. A geração de macrófagos espumosos é a via final comum de diferentes mecanismos patológicos dentro da placa aterosclerótica.


A palavra “deposição” não tem esse significado de depósito/depositar, é outra coisa totalmente diferente. Coloquei “acúmulo” como uma intenção de tentar passa oq vc quis dizer. Por favor, verifique se está correto e caso prefira pode utilizar outra palavra/expressão.

 

Vitamina D

Vários estudos longitudinais já demonstraram uma associação entre a hipovitaminose D e o aumento do risco de doenças crônicas, como doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2 (DMT2). Os baixos níveis de vitamina D e o desenvolvimento de DMT2 podem estar associados à ação da resistência à insulina, aumentando a intolerância à glicose.


Estudo Comprova

Um estudo clínico e randomizado, conduzido por Sacheck JM et al. (2022), teve como objetivo examinar o efeito de três dosagens diferentes de vitamina D nos fatores de risco cardiometabólicos em crianças.


Resultados 

ü  Ao longo de 6 meses, a 25-hidroxivitamina D sérica aumentou em todos os três grupos de dosagem desde a linha de base. Enquanto que o colesterol HDL e os triglicerídeos aumentaram no grupo 1 (P = 0,002 e P = 0,02, respectivamente) e o colesterol LDL e total diminuíram;

ü  Seis meses após a suplementação, o colesterol HDL permaneceu elevado nos grupos de 1 e 2 (P < 0,001 e P = 0,02, respectivamente), enquanto os triglicerídeos permaneceram elevados nos grupos de 2 e 3 (P = 0,04 e P = 0,006, respectivamente);

ü  A supressão do colesterol LDL e do colesterol total persistiu apenas no grupo 3 (P = 0,04 e P < 0,001, respectivamente). 

 

Conclusão

De acordo com os resultados demonstrados no estudo, a suplementação de vitamina D promoveu efeitos positivos no colesterol HDL, LDL e total, especialmente na dosagem mais baixa de 600 UI/dia, com várias alterações significativas persistindo durante o período pós-suplementação. Contudo, os aumentos nos triglicerídeos entre os grupos de dosagem podem ser por causa das mudanças naturais que ocorrem durante a adolescência.


Referências bibliográficas

Sacheck JM, Huang Q, Van Rompay MI, et al. Vitamin D supplementation and cardiometabolic risk factors among diverse schoolchildren: a randomized clinical trial. Am J Clin Nutr. 2022;115(1):73-82. doi:10.1093/ajcn/nqab319


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp