Uso de Suplementos no Gerenciamento do Envelhecimento Cutâneo

Estudos Científicos
04/mar/2022

Aumenta a Síntese de Novas Fibras de Colágeno e Diminui a Profundidade das Rugas


Uso de Suplementos no Envelhecimento Cutâneo

Modulam a Capacidade Antioxidante e Anti-inflamatória e Induzem a Síntese de Colágeno

 

A manutenção da aparência jovem da pele é fortemente desejada por uma grande proporção da população. A pele, como todos os órgãos do corpo, sofre as alterações devido aos efeitos cronológicos e também aos efeitos do meio externo (clima, fumo, bebida, poluição ambiental e eletrônica).

Na pele o envelhecimento é caracterizado principalmente por uma perda de elasticidade, rugosidade, alteração do tom da pele e desidratação. Alterações hormonais também acarretam em uma barreira cutânea prejudicada. Suplementos são usados com a finalidade de retardar ou auxiliar no gerenciamento do envelhecimento cutâneo.

A capacidade de um nutriente em fornecer fotoproteção sistêmica requer que ele tenha uma ou mais das seguintes funções: consiga controlar a absorção da radiação UV pela pele, proteja as moléculas-alvo, agindo como um potente antioxidante, induza sistemas de reparo celular ou aja na supressão de respostas celulares, como a inflamação.

 

Suplementos para Melhora da Aparência da Pele

 

Suplementos, como vitamina C e vitamina E, carotenoides (por exemplo, licopeno) e ômegas-3 fornecem benefícios fotoprotetores após o consumo oral e acredita-se que operam através de um ou mais mecanismos.

 

Os carotenoides são classificados como altamente eficazes na proteção do organismo contra os efeitos dos radicais livres e os ácidos graxos ômegas-3 modulam os processos inflamatórios cutâneos, reduzindo os níveis de prostaglandina E2 (PGE2) e leucotrieno B4 (LTB4).

 

Já a vitamina E e a vitamina C fazem parte das defesas naturais da pele, sendo elas importantes para a proteção da pele contra o fotoenvelhecimento. A vitamina C também é um cofator essencial na biossíntese de colágeno, um processo importante na prevenção do envelhecimento cutâneo.

Devido à associação dos níveis de estrogênios com o envelhecimento cutâneo na menopausa, compostos de origem vegetal que apresentam propriedades estrogênio-like (fitoestrógenos) recebem atenção devido a sua capacidade de modular o envelhecimento da pele. A ligação desses fitoestrógenos está associada com a indução da síntese de colágeno nos fibroblastos dérmicos. 




Estudo Comprova:

Suplementos Usados na Melhora da Aparência da Pele


Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos de uma combinação de nutrientes no envelhecimento cutâneo. Esses suplementos agem em pontos chaves nos mecanismos cutâneos envolvidos na modulação da inflamação, síntese de colágeno e estresse oxidativo. 


Resultados:

 

Ø  A suplementação com uma combinação de nutrientes pode reduzir de maneira significativa a profundidade das rugas faciais;

Ø  Essa melhora está associada com a deposição de novas fibras de colágeno na derme.


Conclusão:

Este estudo demonstrou que a suplementação de uma mistura de isoflavonas da soja, licopeno, vitamina C, vitamina E e óleo de peixe são capazes de induzir clinicamente a redução da profundidade das rugas faciais. 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp