Uso de Silício Tópico com Ação no Envelhecimento Cutâneo

Estudos Científicos
22/out/2021

Monometilsilanetriol (MMST) Apresenta Alta Biodisponibilidade desse Mineral para as Diferentes Camadas Cutâneas


Benefícios do Silício Tópico na Prevenção do Envelhecimento Cutâneo
Benefícios para a Pele, Unhas e Cabelos


Entendendo o Papel do Silício

Atualmente, se tem ouvido falar bastante do silício orgânico e de seus benefícios para a pele, tanto através de sua aplicação tópica quanto através de seu consumo diário. O silício orgânico é um importante componente do nosso organismo e exerce inúmeros papeis fundamentais. Um deles é sua ação estruturante, pois está ligado a diversos componentes da matriz extracelular, ou seja, a estrutura responsável pela conexão entre as células da pele, fornecendo suporte e estruturação.  

O silício é um elemento essencial para a produção do colágeno, uma proteína importantíssima para manter as células fortes e unidas, proporcionando uma pele jovem e firme. Com o passar do tempo, as quantidades de silício e de colágeno vão sofrendo redução no organismo, dando origem a alterações que podem ser caracterizadas pelo surgimento de rugas e flacidez. 


 Silício e Manutenção da Estrutura da Pele

O silício desempenha um importante papel na estrutura epidérmica através da ligação das glicosaminoglicanas, determinando a formação estrutural e mantendo a água ligada ao ácido hialurônico e às proteoglicanas. Na pele o silício se liga às macromoléculas de ácido hialurônico, sendo 500 átomos de silício para cada molécula de ácido hialurônico e 3 átomos para cada fibra colágena. Uma das principais funções do silício é na atividade da enzima prolina hidroxilase que participa na síntese da prolina, o principal constituinte do colágeno tipo I.

Estudo In Vitro Comprova:
Uso Tópico do MMST Fornece Silício para as Camadas da Pele


O monometilsilanetriol (MMST) é uma forma de silício orgânico. O MMST é uma molécula monomérica de silício orgânico, anfifílica de alta permeabilidade nas membranas biológicas e, portanto, altamente absorvido. O silício apresenta efeitos no rejuvenescimento da pele, principalmente por via oral. 
O objetivo desse trabalho realizado por Polonini et al. (2019) foi avaliar se o MMST pode fornecer silício para derme e a epiderme, quando aplicado topicamente. Esse estudo também avaliou se o produto era tóxico para os queratinócitos. Além disso, foi avaliada a sua possível atividade antioxidante. 
O perfil de permeação cutânea ex vivo foi determinado utilizando pele humana em equipamentos de células Franz e a citotoxicidade foi avaliada usando queratinócitos HaCaT (é uma linha celular de queratinócitos imortais aneuploides espontaneamente transformados da pele humana). A capacidade antioxidante foi medida através do método do radical livre, 1,1-difenil-2-picril-hidrasil.

Resultados:
Ø O percentual de permeação foi de quase 60% da quantidade aplicada de MMST, com grande quantidade do produto sendo encontrada na epiderme e na derme;
Ø O ensaio de viabilidade celular não mostrou diferença significativa na porcentagem de queratinócitos viáveis nas diferentes doses utilizadas;
Ø A atividade antioxidante foi baixa e a toxicidade aparentemente foi insignificante para os queratinócitos.

Conclusão:

Este estudo forneceu evidências de que o MMST aplicado de maneira tópica, pode fornecer silício as camadas cutâneas em níveis relevantes para fins cosméticos. 


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp