Uso de Probióticos Tópicos no Gerenciamento de Desordens de Pele

Estudos Científicos
09/mai/2023

Eficácia no Gerenciamento da Acne, Dermatite Atópica e Cicatrização de Feridas


Uso de Probióticos Tópicos

Acne

Ao longo da última década, o interesse pelo uso de probióticos orais e tópicos para Skincare e tratamento de doenças da pele vem aumentando. Enquanto novos produtos são liberados no mercado, os grupos de pesquisa buscam determinar sua eficácia, mecanismo de ação, segurança e indicações.

 

 

Acne

A acne é uma das doenças mais comuns com uma prevalência vitalícia de aproximadamente 85%. Há evidências científicas que apontam que a interação entre o microbioma da pele e a imunidade do hospedeiro desempenha um papel significativo na patogênese da acne.

A Cutibacterium acnes é comumente encontrada em áreas ricas em sebo e participa do microbioma da pele, interagindo com outros microorganismos comuns, como o Staphylococcus epidermidis, o Streptococcus pyogenes e as espécies de pseudomonas, e sua super-proliferação demonstrou contribuir para o desenvolvimento de acne.

Autores de estudos emergentes com foco na conexão do intestino-cérebro e a imunobiologia da acne hipotetizaram que o estresse influencia a microbiota intestinal, levando a inflamação da pele e, assim, desencadeando a acne, e que as modificações de dieta e probióticos poderiam mudar a microbiota e melhorar a acne.


Streptococcus thermophilus

Um estudo demonstrou que o S. thermophilus aplicado topicamente por 7 dias pode aumentar a produção de ceramidas na pele. Pesquisadores destacaram que algumas ceramidas, por exemplo fitosfingosina, proporcionam atividades antimicrobianas conta o C. acnes e também promoveis efeitos anti-inflamatórios.


 

Uso de Probióticos Tópicos

Dermatite Atópica e Cicatrização de Feridas


Dermatite Atópica

A dermatite atópica (DA) é uma condição de pele inflamatória crônica que pode causar lesões escamosas e prurido intenso.

Streptococcus thermophilus

A aplicação de 2 semanas do creme contendo Streptococcus thermophilus na pele do antebraço de 11 pacientes com DA levou a um aumento significativo e relevante nas quantidades de ceramides da pele, possivelmente devido à hidrólise da esfingomieira pela esfingomielinase bacteriana. Os pacientes também mostraram melhora em termos de eritema, lesões e prurido.


Lactobacillus johnsonii

Uma loção contendo Lactobacillus johnsonii na colonização de Staphylococcus aureus em 31 indivíduos com DA também foi investigada. A aplicação da loção por 3 semanas controlou a colonização de S. aureus e foi associada à melhoria clínica local de acordo com o SCORAD (SCORing Atopic Dermatitis tool).


Cicatrização de Feridas

Uma vez que as feridas estão associadas a mudanças na microflora local devido à lesão e ativação das respostas imunológicas, os probióticos tópicos foram investigados para prevenção de infecções, regulação de inflamação e aumento de cicatrização.


Lactobacillus plantarum

O uso do Lactobacillus plantarum como um potencial agente terapêutico para o tratamento local da infecções por Pseudomonas aeruginosa mostrou resultados positivos. O L. plantarum também foi avaliado no tratamento de úlceras não diabéticas. Foi observada redução da carga bacteriana, neutrófilos, células apoptóticas e necróticas e produção de interleucina-8 modificada.

Referências bibliográficas

FRANÇA, K. Topical Probiotics in Dermatological Therapy and Skincare: A Concise Review. Dermatol Ther (Heidelb), 11, n. 1, p. 71-77, Feb 2021.








Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp