Uso de Fotoprotetor e Fórmula Antioxidante na Prevenção do Fotoenvelhecimento

Estudos Científicos
01/set/2023

Previne e Atenua as Alterações Cutâneas Relacionadas


Fotoenvelhecimento

Benefícios de Fórmulas Antioxidantes


O conteúdo de colágeno, elastina e hialuronano epidérmico diminui com o envelhecimento, o que torna a pele fica mais fina e sem elasticidade. Além disso, os fibroblastos dérmicos produzem menos colágeno, levando a diminuição da espessura da matriz extracelular e da proteção da pele ao ambiente externo.


A exposição da pele à luz ultravioleta foi identificada como o principal fator de risco que contribui para o chamado “envelhecimento cutâneo extrínseco” (UCHIYAMA; TSUNENAGA; MIYANAGA; UEDA et al., 2019).

 

Ácido Ascórbico + Peptídeos de Arroz

O ácido ascórbico é um dos antioxidantes mais usados na dermatologia, uma vez que atua reduzindo espécies reativas de oxigênio da pele e também é necessário para a atividade da prolil hidroxilase na produção de colágeno e elastina.


Nikkol VC-IP

Consiste em uma vitamina C na forma de um éster, o tetraisopalmitato de ascorbila, que apresenta estabilidade ao calor, suportando temperaturas superiores a 200ºC, lipossolubilidade e também uma excelente absorção cutânea. Ele promove a síntese de colágeno, inibe a melanogênese e peroxidação lipídica. Além disso, é altamente seguro por não possuir componentes irritativos a pele.


Procollasyl

Composto por silanetriol em altas concentrações associado ao colágeno marinho e aos polipeptídeos do arroz (Oryza sativa). Atua nos fibroblastos dérmicos, estimulando a biosíntese de colágeno, auxiliando na auto-renovação e reparaçao das células. Além disso, age atenuando linhas e rugas finas.


material-gratuito]

Estudo Comprova

Esse estudo duplo-cego, randomizado e placebo-controlado teve como objetivo avaliar a eficácia clínica do protetor solar e formulações cosméticas contendo tetraisopalmitato de ascorbila e peptídeos de arroz na melhora do fotoenvelhecimento cutâneo em mulheres jovens.


Resultados

ü  Os resultados mostraram que o uso diário das formulações em estudo melhorou as condições da pele, aumentando a hidratação da pele e a ecogenicidade da derme;

ü  Além disso, a aplicação das substâncias ativas reduziu a hiperpigmentação da pele e aumentou a renovação das células epidérmicas.

 

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que o estudo apresenta a importância da aplicação diária de filtros solares e formulações com propriedades antioxidantes para a prevenção e atenuação das alterações cutâneas relacionadas ao fotoenvelhecimento em mulheres jovens.

 

Referências bibliográficas

OSSA SHIRATA, M. M.; MAIA CAMPOS, P. Sunscreens and Cosmetic Formulations Containing Ascorbyl Tetraisopalmitate and Rice Peptides for the Improvement of Skin Photoaging: a Double-blind, Randomized Placebo-controlled Clinical Study. Photochem Photobiol, Feb 2 2021.

 

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp