Uso da Vitamina C na Prevenção dos Danos Causados por Material Particulado Associado com a Radiação UVA

Estudos Científicos
15/jan/2024

Estudo Sugere um Possível Papel da Inibição do Receptor de Hidrocarboneto Aril


Material Particulado e Radiação UVA

Importância da Prevenção dos Danos Associados a Exposição

 

A pele é o principal órgão externo do corpo, a qual é composta por três camadas principais, a epiderme, derme e hipoderme, e está mais exposta a contaminantes ambientais do que outros órgãos.

 

As partículas ambientais, material particulado (MP), desempenham um grande papel nos danos à pele associados à poluição do ar ambienta. Portanto, é de grande importância proteger a pele da MP, bem como de outros poluentes atmosféricos importantes, como radiação ultravioleta (UV), óxidos de nitrogênio, compostos orgânicos voláteis, hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e fumaça de cigarro.


A MP consiste em uma mistura complexa de vários tipos de poeira, líquido e contaminantes particulados, que incluem matérias grosseiras, finas e ultrafinas. De acordo com um relatório recente da Organização Mundial da Saúde, como resultado da urbanização e industrialização, 90% da população urbana mundial agora reside em regiões com níveis excessivos de poluentes.

 

PM pode gerar diretamente espécies reativas de oxigênio (ROS), que induzem:

®    Inflamação;

®    Dano ao DNA;

®    Morte celular;

®    Redução da síntese e aumento da degradação do colágeno.

 

O raio ultravioleta, outro poluente comum, também induz várias respostas biológicas que levam a alterações fisiopatológicas do ambiente homeostático da pele. Na pele humana, a exposição à esses raios aumenta a resposta inflamatória e o estresse oxidativo, levando à degradação de proteínas da matriz extracelular (MEC), como o colágeno, que contribui diretamente para o fotoenvelhecimento.


Estudo Comprova

Para inibir a progressão do envelhecimento cutâneo severo devido a poluentes ambientais, vários candidatos diferentes foram investigados. Dentre as várias substâncias com potencial para prevenir os efeitos deletérios do envelhecimento ambiental, os antioxidantes são os mais prevalentes e bem estudados.

 

Vitamina C

O ácido l-ascórbico, ou vitamina C, é reconhecido como o antioxidante prototípico que pode neutralizar o ânion superóxido e o radical hidroxila. Também promove a produção de colágeno na pele e diminui a degradação do colágeno.

 

Vitamina E e Ácido Ferúlico

A vitamina E e o ácido ferúlico são dois outros agentes antioxidantes de ocorrência natural proeminentes com propriedades fotoprotetoras. 


Esse estudo conduzido por (Kim et al., 2021) teve como objetivo analisar os efeitos de uma formulação contendo ácido l-ascórbico, vitamina E e ácido ferúlico (LAC) pode inibir o envelhecimento induzido por MP e UVA.


Resultados

ü  Os níveis de citocinas inflamatórias, IL-1ß e IL-6, foram significativamente maiores no grupo exposto a MP e UVA, o que resultou em aumento da transcrição de MMPs, causando regulação negativa do colágeno tipo I. 

ü  Enquanto isso, o tratamento com LAC reduziu os níveis de ROS e citocinas inflamatórias. Além disso, a produção de SA-ß-gal induzida por PM e UVA (ensaio de coloração) também foi reduzida.

Conclusão

O estudo aponta um papel da poluição atmosférica e da radiação UVA na indução da senescência celular. Os resultados também sugerem um possível papel da inibição do receptor de hidrocarboneto aril por antioxidantes tópicos para prevenir o envelhecimento da pele induzido pela poluição atmosférica.


Referências bibliográficas

Kim, S. et al. Particulate matter-induced atmospheric skin aging is aggravated by UVA and inhibited by a topical l-ascorbic acid compound. Photodermatol Photoimmunol Photomed. 2021 Aug 19. doi: 10.1111/phpp.12725. Online ahead of print.







Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp