Tudo sobre a psoríase: das causas ao tratamento

Estudos Científicos
09/mar/2020

Conheça a doença e suas causas, sintomas, tratamento e mais!


Estima-se que 1 a 3% da população mundial conviva com a psoríase, uma doença crônica, não contagiosa e que afeta igualmente homens e mulheres. Isso significa que mais de 125 milhões de pessoas apresentam a doença, sendo 5 milhões apenas no Brasil.

Existem alguns mitos acerca dessa doença, e muitas informações ainda desconhecidas sobre seu tratamento, causa e o convívio geral com seus sintomas. Por isso, neste artigo vamos te mostrar exatamente como ela funciona.
  

O que é psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória, caracterizada por lesões avermelhadas na pele. Essas lesões sofrem descamação e aparecem, geralmente, em forma de placas espessas e bem delimitadas no couro cabeludo, cotovelos, joelhos ou qualquer outra parte do corpo.

Além disso, também é possível desenvolver a doença nas articulações, principalmente após ela ter atingido outros locais. Cerca de 30% dos pacientes apresentam o acometimento articular e, quando ele ocorre, é preciso iniciar o tratamento adequado.

A psoríase costuma surgir antes dos 30 anos de idade ou após os 50. No entanto, ela ainda pode acontecer em qualquer fase da vida, e, em 15% dos casos, pode aparecer na infância.

Tipos de psoríase

A psoríase também é uma doença que assume diferentes formas. Por exemplo, psoríase:

Vulgar – forma mais frequente em placas avermelhadas e descamativas, que ocorre em 80% a 90% dos pacientes.
Invertida – lesões “úmidas”, que aparecem nos joelhos e cotovelos;
Gutata – lesões em forma de gota e associadas a processos infecciosos, que ocorrem com maior frequência em jovens e crianças, principalmente nas áreas do tronco, coxas, braços, ombros e quadril;
Eritrodérmica – lesões que aparecem de forma generalizada, ocupando 75% ou mais do corpo do paciente;
Ungueal – lesões em forma de depressões puntiformes, descolamento ou manchas amarelas nas unhas das mãos;
Artropática – dores nas pontas dos dedos e nas grandes articulações, que marcam o início do comprometimento articular, e ocorrem em 8% dos casos;
Postulosa – lesões com pus, que aparecem nos pés e nas mãos de forma localizada ou espalhadas pelo corpo do paciente;
Palmo-plantar – lesões em forma de fissuras nas solas dos pés ou nas palmas das mãos.

Quais as causas da psoríase?

A causa da psoríase é multifatorial. Assim, existem diversos fatores que influenciam no seu aparecimento, e que podem definir, em maior ou menor proporção, o tipo e a gravidade da doença. Conheça as principais causas e os fatores relacionados:

Predisposição genética;
Estresse emocional;
Traumas físicos;
Tatuagens e queimaduras;
Exposição ao frio;
Uso de certos medicamentos;
Ingestão alcoólica;
Tabagismo;
Falta de exposição à luz solar.

Vale lembrar que os fatores citados apenas podem ajudar a desencadear a doença ou influenciam no seu agravamento, e nenhum deles, sozinhos, conseguem dar início ao quadro de psoríase. 

Qual o tratamento para psoríase?

Como não existe uma cura para a psoríase, vamos mostrar quais as principais formas de tratamento. Afinal, é possível controlar os sintomas, melhorando bastante a qualidade de vida dos pacientes.

Fazem parte do tratamento: medicações tópicas, fototerapia, medicações orais ou injetáveis e hidratação da pele. Cada paciente recebe o tratamento mais adequado, de acordo com o grau da doença, idade, sexo, localização das lesões, dentre outros fatores.

Vale lembrar, ainda, que a manipulação pode ser uma grande aliada para o tratamento dessa doença. Os tratamentos fitoterápicos tópicos e orais possuem diversas vantagens sobre o tratamento industrializado, pois diminuem as chances de efeitos adversos.

Além disso, existe a exclusividade de acesso a plantas que possuem apenas sua versão fitoterápica. Por fim, o paciente ainda pode adequar a dose de acordo com a gravidade da doença, além de ter acesso a outras formas que não o comprimido tradicional (sopas, sucos, sorvetes, e muito mais).

Ainda assim, é ideal que todo e qualquer paciente com psoríase tenha alguns cuidados especiais (durante toda a vida) para o melhor controle da doença, como:

Visitar o dermatologista periodicamente;
Hidratar muito bem a pele para evitar lesões;
Expor-se com cuidado e moderadamente ao sol;
Utilizar cremes hidratantes ou terapêuticos;
Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
Cuidar bem do psicológico e do emocional, evitando estresse;
Não fugir de encontros sociais e lazer.

Estes cuidados vão manter a melhor qualidade de vida possível e o risco de retorno da doença será reduzido.

Mito ou verdade?

Muitas pessoas não possuem informação suficiente sobre a psoríase, e por isso é importante esclarecer algumas afirmações que circulam por aí. Aqui estão alguns mitos sobre a doença:

1. A psoríase é contagiosa;
2. O sol piora a doença.

Por outro lado, aqui estão algumas verdades sobre a psoríase:

1. Pode aumentar a chance de outras doenças, como hipertensão, diabetes e obesidade;
2. É suavizada com a exposição solar moderada;
3. Pode ser influenciada por álcool, tabagismo e outros vícios ou hábitos não saudáveis;
4. Pode ser controlada com alguns alimentos, como salmão, atum, sardinha e outros peixes de águas frias;
5. É influenciada também por alimentos ricos em ômega 3;
6. Pode ser aliviada com pomadas à base de alcatrão, por exemplo, ou outros fitoterápicos.

Agora que você conhece um pouco melhor a doença, não dê bobeira! E, se precisar de uma fórmula para a psoríase, não deixe de procurar a farmácia de manipulação mais próxima.

Autor(a)

Para Compartilhar
Para Compartilhar
Produtor De Conteúdo

Essa sessão tem como objetivo trazer uma série de temas interessantes e conteúdos acerca do marketing, gestão, dicas de tratamentos magistrais e muito mais! Esses são conteúdos que serão criados para promover engajamento e ampliar a visibilidade danas redes sociais. Por isso, dedicamos essa sessão a todos os farmacêuticos e empresários do mercado magistral, que poderão compartilhar esse conteúdo em suas próprias mídias, a fim de aproveitar ideias úteis e diferenciadas para seu próprio crescimento digitalmente.

Mas, atenção: não vale apenas copiar e colar, pois o SEO de cada texto e vídeo é muito importante, e, se isso ocorrer, suas páginas não serão beneficiadas propriamente na posição do Google; o ideal é elaborar o seu próprio conteúdo seguindo a mesma lógica e se inspirando nas ideias que colocaremos aqui. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp