Tratamentos Disponíveis em Pacientes com Dores Mamárias

Estudos Científicos
25/nov/2021

Eficazes na Melhora dos Quadros de Mastalgia


Principais Formas de Dores na Mama

Classificação e Definição

 

Mastalgia, ou dor mamária, é um dos sintomas mais comuns em mulheres, com prevalência de 41 a 69%. Pode apresentar-se como um desconforto leve e ser considerada normal ou até como uma dor severa que interfere na qualidade de vida. Também é um problema muitas vezes ignorado pelos médicos. A principal preocupação das pacientes que consultam por esse sintoma é o medo de câncer de mama. Apesar da prevalência, seu manejo e etiologia não têm consenso. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão sobre o tema e realizar uma revisão sistemática sobre as opções de terapia.

 

Classificação e Etiologia

Ø  Cíclica

 

A dor mamária pré-menstrual, geralmente acompanhada de ingurgitamento, ocorre regularmente em algumas mulheres na fase lútea. O ingurgitamento e leve desconforto pré-menstrual com duração de um a quatro dias são considerados normais, porém muitas mulheres apresentam dor moderada à severa com duração de 5 a 14 dias ou mais por mês. A mastalgia passa a ter significado clínico se a paciente referir sintomas com severidade =4 numa escala visual analógica de 0 a 10, com duração = a sete dias. A dor geralmente envolve os quadrantes súpero-externos das mamas e irradia para o braço e a axila. Na maioria das vezes é bilateral, podendo ocorrer em uma mama com mais intensidade.

 

Ø  Acíclica

 

Mastalgia acíclica envolve dor constante ou intermitente, que não está associada com o ciclo menstrual. É menos comum que a mastalgia cíclica, a qual se responsabiliza por aproximadamente 31% dos casos de dor mamária. Tende a ser unilateral e localizada em um dos quadrantes mamários; entretanto, dor difusa e com irradiação para a axila pode ocorrer. As pacientes citam sintomas como dor em queimação. A maioria das mulheres refere o início dos sintomas na quarta e quinta décadas de vida, porém muitas iniciam após a menopausa. Esse tipo pode ser resultado de gravidez, mastite, trauma, tromboflebite, macrocistos, adenose esclerosante, ectasia ductal, tumores benignos ou câncer, porém apenas uma minoria dos casos é explicada por estas condições.

 

Ø  Extramamária

 

É a dor que é localizada na mama, mas que não pertence a esta. Várias condições extramamárias podem se apresentar como dor na mama. O diagnóstico diferencial é extenso e envolve dor anginosa, infarto, pleurite e fatores psicológicos, mas a maioria das vezes está relacionada a alterações musculoesqueléticas.



Estudo Demonstra:

Uma Meta-análise Mostra alguns Ativos Usados no Controle da Dor da Mama

 


Referências

 

REBECCA, S. et al. A Review of Breast Pain: Causes, ImagingRecommendations, and Treatment. Journal of Breast Imaging, 2020, Vol. 2, Issue 2, 101–111.


 

 

 

 

Vitex agnus castus

 

 

 

 

Também conhecido como chasteberry, o Vitex agnus castus é uma planta nativa da Ásia e da Europa mediterrânea, utilizada amplamente na Europa para vários sintomas ginecológicos. O Vitex regula o ciclo menstrual, a SPM (síndrome pré-menstrual), a mastalgia, a infertilidade e fornece suporte à lactação. Estudos demonstraram que mulheres que receberam a medicação apresentaram diminuição na intensidade da dor medida pelo escore da escala visual analógica, após um ou dois ciclos do tratamento, permanecendo reduzida após o terceiro ciclo. Na avaliação ao final dos três meses, a comparação com placebo demonstrou nível de significância limítrofe na análise estatística.

 

 

 

Óleo de prímula

 

 

 

Um estudo duplo-cego, randomizado e placebo-controlado foi conduzido em dois centros médicos acadêmicos dos Estados Unidos. Oitenta e cinco mulheres com desconforto cíclico pré-menstrual nos seios foram randomizadas. Elas receberam como uma das formas de tratamento suplemento contendo óleo de prímula. De acordo com os resultados, o óleo de prímula mostrou diminuição da mastalgia clínica.

 

 

 

Danazol

O danazol é um esteroide que age no organismo combatendo doenças como endometriose e doenças benignas da mama, aliviando, consequentemente, os desagradáveis sintomas decorrentes dessas enfermidades. Estudos têm observado melhoras significativas dos sintomas de mastalgia. O medicamento é considerado eficaz para a melhora da dor mamária.

 

 

 

 

Tamoxifeno

 

 

 

O tamoxifeno é um modulador seletivo do receptor de estrogênio. Ensaios clínicos randomizados demonstraram benefício do tamoxifeno para mastalgia cíclica e acíclica. Em um estudo, 60 pacientes com mastalgia severa foram randomizadas para tratamento com tamoxifeno por três meses, controlado com placebo. O alívio da dor foi obtido em 71% das pacientes que receberam tamoxifeno e em 38% do grupo placebo. Os efeitos colaterais comuns foram fogachos e corrimento vaginal. Concluiu-se que o tamoxifeno é eficaz para mastalgia cíclica e acíclica, com poucos efeitos colaterais.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp