Tacrolimus Apresenta Eficácia Semelhante ao Clobetasol no Vitiligo

Estudos Científicos
04/set/2023

Eficácia Clínica Comprovada com Menos Efeitos Adversos Locais e Sistêmicos


Vitiligo

Benefícios do Tacrolimus

O vitiligo é um distúrbio pigmentar adquirido da pele, caracterizado pela perda da função dos melanócitos na epiderme e máculas brancas peroladas bem circunscritas, assintomáticas, de tamanho e forma variáveis, que tendem a se estender e aumentar centrifugamente com o tempo de forma imprevisível.



Uso de Corticosteroides Tópicos no Vitiligo

Vários estudos mostraram que 57% a 64% dos pacientes respondem, pelo menos parcialmente, à aplicação de corticosteróides tópicos potentes. No entanto, o risco de atrofia cutânea e telangiectasias, principalmente na face e em áreas intertriginosas, e de eventos adversos oculares quando aplicado em sítios periorbitários, impede o uso prolongado de corticosteroides tópico.


Uso de Tacrolimus no Vitiligo

Considerando a hipótese autoimune da patogênese do vitiligo por disfunção humoral e celular, o uso dos inibidores da calcineurina, como tacrolimus, para o tratamento do vitiligo é utilizado. 

Tacrolimus aAtua no sistema imunológico por sua capacidade de inibir a ativação dos linfócitos T e diretamente nas células da pele.


Estudo Comprova

O objetivo desse estudo clínico aberto, controlado e randomizado foi avaliar a eficácia do tacrolimus versus clobetasol no tratamento do vitiligo


Resultados 

ü  Sessenta e três pacientes eram do sexo masculino, enquanto 99 pacientes eram do sexo feminino;

ü  De 162, o tratamento foi eficaz em 89 pacientes, enquanto em 73 pacientes o tratamento foi ineficaz;

ü  No Grupo 1, 42 pacientes tiveram tratamento eficaz (na resolução completa dos sintomas), enquanto 39 pacientes tiveram tratamento ineficaz;

ü  No Grupo 2, 47 pacientes tiveram tratamento eficaz, e o restante teve tratamento ineficaz;

ü  Um teste de qui-quadrado foi aplicado para comparar a eficácia dos dois grupos. Não houve diferença estatisticamente significativa em ambos os grupos em termos de eficácia;

ü  O grupo 2 foi numericamente superior em termos de tratamento eficaz (47 versus 42), mas não estatisticamente superior.

 

Conclusão

A comparação de tacrolimus e clobetasol em pacientes com vitiligo não mostrou diferença significativa na eficácia dos dois grupos. Pode-se concluir que o tacrolimus pode ser considerado superior aos corticosteroides, pois seus efeitos adversos locais e sistêmicos são menores.


Referências bibliográficas

MUMTAZ, H.; ANIS, S.; AKHTAR, A.; RUBAB, M. et al. Efficacy of Tacrolimus Versus Clobetasol in the Treatment of Vitiligo. Cureus, 12, n. 12, p. e11985, Dec 8 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp