Tacrolimus a 0,03% no Vitiligo Não Segmentar

Estudos Científicos
13/out/2023

Promove Repigmentação Significativa quando Comparado com outros Tratamentos


Uso de Imunomoduladores no Vitiligo

Tacrolimus Apresenta Eficácia Significativa no Gerenciamento dessa Patologia

 

O vitiligo é uma doença sistêmica, adquirida, crônica que tem um curso clínico imprevisível, caracterizada pelo aparecimento de máculas ou manchas hipocrômicas na pele e membranas mucosas devido ao desaparecimento da funcionalidade dos melanócitos na área afetada. Estas lesões podem aparecer em diferentes formas e tamanhos e pode estar presente em qualquer área do tegumento.

 

Classificação do Vitiligo

O vitiligo pode ser classificado como não segmentar e segmentar. A forma não segmentar é a mais comum, sendo dividida em acrofacial, mucosal, generalizada ou comum, universal e mista. O tipo generalizado caracteriza-se por manchas simétricas, podendo afetar qualquer parte do tegumento. O vitiligo universal caracteriza-se por afetar 80 a 90% da superfície corpórea. E a forma mista caracteriza-se por apresentação concomitante de vitiligo segmentar e não segmentar e a forma segmentar geralmente respeita a linha média corporal.


O vitiligo é considerado uma doença sem etiologia definida, com prognóstico reservado e que acarreta uma série de transtornos emocionais nos pacientes: de 10 a 76% dos portadores de vitiligo conferem à doença, algum fator precipitante.


Uso de Tacrolimus no Vitiligo

Pelo fato de o vitiligo estar relacionado às modificações na imunidade celular e humoral usam-se os imunomoduladores. O tacrolimus e pimecrolimus são imunomoduladores macrolídeos, que agem bloqueando a fosforilação dependente da calcineurina inibindo seletivamente as células T e os mastócitos. Os imunomoduladores constituem uma boa opção terapêutica, sobretudo em pequenas áreas afetadas (pálpebras e genitálias). Diversos estudos demonstram que os imunomoduladores têm efeitos parecidos com os dos corticoides, sendo que a diferença é apenas nas reações adversas dos corticoides. Os imunomoduladores irão agir bloqueando as citocinas inflamatórias.


 

Estudo Comprova

Esse estudo conduzido por Saleh et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos terapêuticos do tacrolimus em pacientes com vitiligo não segmentar.


Resultados

Ø  Nos pacientes do grupo 1 os escores do VASI foram significativamente mais baixos quando comparados com a linha base (p=0,030);

Ø  Enquanto que nos pacientes do grupo 2 não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre a linha base e ao final das 24 semanas de tratamento;

Ø  A taxa de repigmentação foi significativa em 45,2% dos pacientes do grupo 1 vs. 0% nos pacientes do grupo 2 (p<0,001);

Ø  O grau de repigmentação no grupo 1 foi da seguinte maneira: 3 pacientes apresentaram repigmentação excelente, 1 apresentou repigmentação boa, 4 apresentaram repigmentação regular e 6 apresentaram repigmentação modesta. 


Conclusão

O tratamento com tacrolimus promoveu uma taxa de repigmentação em 45% dos pacientes do grupo 1 após 24 semanas. A taxa de repigmentação foi mais notada em pacientes com lesões na cabeça e pescoço, com fototipo III e mais jovens.


Referências bibliográficas

SALEH, R. et al. Efficacy of topical tacrolimus 0.03% monotherapy in the treatment of non-segmental vitiligo: a randomized, controlled trial. Cosmet Dermatol. 2021 Mar 3. doi: 10.1111/jocd.14041. Online ahead of print.



 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp