Suplementação Probiótica no Manejo do Diabetes Mellitus Tipo II

Estudos Científicos
22/fev/2022

Reduz a HbA1c, Glicemia em Jejum e Resistência à Insulina


Diabetes Tipo II

Papel da Microbiota na Patogênese e Tratamento

 

O Diabetes Mellitus Tipo II (DMTII) é uma doença metabólica caracterizada por aumento da glicemia de Jejum e hemoglobina glicada (HbA1c), que indicam o distúrbio no metabolismo da glicose. Além disso, pacientes diabéticos também apresentam sintomas de disfunção gastriintestinal, como atraso no esvaziamento gástrico ou esofágico, gastroparesia diabética, constipação, diarreia ou obesidade.


Microbiota Intestinal no Diabetes

 

Estudos em animais revelaram que a microbiota alterada pode contribuir para a patogênese da resistência à insulina e, portanto, do DMTII por vários mecanismos:

A microbiota realiza principalmente a digestão proximal de carboidratos e fermenta oligossacarídeos indigeríveis, sintetizando ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), como butirato, propionato e acetato. Os AGCC promovem a secreção do peptídeo 1 semelhante ao glucagon (GLP-1) e peptídeo YY por células endócrinas na mucosa do cólon. Esses hormônios influenciam a secreção de suco gástrico e o peristaltismo gastrintestinal, atrasando o esvaziamento gástrico e estimulando o hipotálamo no sistema nervoso central, o que aumenta a saciedade. Assim, os níveis de glicose em jejum, peso e outros índices relacionados ao DMTII podem ser reduzidos.




Estudos Comprovam

Probióticos Auxiliam no Manejo do Diabetes

 

Esse estudo de revisão avaliou a eficácia dos probióticos no diabetes tipo II (TAO; GU; MAO; ZHANG et al., 2020).


Resultados:

ü  Houve redução significativamente melhor na hemoglobina glicada (HbA1c%), glicemia em Jejum e Homeostasis Model Assessment of Insulin Resistance (HOMA-IR) nos grupos tratados com probióticos.

 

Conclusão:

Os resultados dessa meta-análise indicam que o tratamento com probióticos pode reduzir a HbA1c, glicemia em jejum e níveis de resistência à insulina em pacientes com Diabetes Mellitus Tipo II.


Referência:

TAO, Y. W.; GU, Y. L.; MAO, X. Q.; ZHANG, L. et al. Effects of probiotics on type II diabetes mellitus: a meta-analysis. J Transl Med, 18, n. 1, p. 30, Jan 17 2020.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp