Suplementação Oral no Suporte Adequado de Enxofre para Pele

Estudos Científicos
23/set/2021

Reduz os Sinais Visíveis de Envelhecimento


Papel do Enxofre na Pele
Benefícios do MSM

 

O enxofre é o terceiro elemento mineral mais abundante no corpo, derivado quase exclusivamente de proteínas. Apenas dois aminoácidos (metionina e cisteína) contém enxofre.

 

®     Metionina: não pode ser sintetizada no corpo e assim, necessita de um suprimento dietético;

®     Cisteína: é sintetizada pelo corpo humano, mas o processo requer um suprimento constante de enxofre.


MSM

O Metilsulfonilmetano (MSM) é um constituinte natural disponível em uma variedade de alimentos, incluindo leite, grãos, frutas e vegetais. É um produto de oxidação normal do dimetilsulfóxido (DMSO) e pode fazer parte do ciclo global natural do enxofre, atuando como uma fonte de enxofre para metionina animal essencial.


Foi demonstrado que a suplementação oral com MSM influencia a pele:

 

1.    Nível genético, regulando um número seleto de genes responsáveis pela inflamação, barreira da pele e hidratação, bem como os genes envolvidos na integridade estrutural da pele que estão associados ao processo de envelhecimento;

2.    No suporte de vias antioxidantes naturais do corpo, através do aumento dos níveis de glutationa, superóxido dismutase e catalase;

3.    Como anti-inflamatório, no qual reduz a produção de interleucina (IL)-1, IL-6, fator de necrose tumoral-a (TNF-a), óxido nítrico (NO), prostaglandina E2 (PGE2) e fator nuclear (NF)-kB.




Estudo Comprova
MSM Reduz os Sinais de Envelhecimento

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do MSM na melhora da qualidade da pele. Para isso, o estudo foi dividido em duas partes (MUIZZUDDIN; BENJAMIN):


Resultados:

 

ü  A parte I do estudo indicou que a ingestão oral de MSM reduz os sinais de envelhecimento facial, como rugas e aspereza da pele em comparação com o placebo;

ü  Uma análise detalhada na parte II mostrou melhora significativa desde o início do estudo na severidade das rugas faciais, bem como melhora na firmeza, elasticidade e hidratação após suplementação de MSM;

ü  Alguns desses parâmetros exibiram uma boa dose-resposta, indicando que a alta dose de MSM foi mais eficaz que a baixa dose, porém a baixa dose foi geralmente suficientemente eficaz na redução dos sinais faciais de envelhecimento.


Conclusão:

 

Esse estudo demonstrou que o MSM é eficaz na redução dos sinais visíveis de envelhecimento, mesmo com uma dose baixa.


Referências:


MUIZZUDDIN, N.; BENJAMIN, R. Beauty from within: Oral administration of a sulfur-containing supplement methylsulfonylmethane improves signs of skin ageing. International Journal for Vitamin and Nutrition Research, 0, n. 0, p. 1-10.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp