Suplementação de Taurina no Diabetes Mellitus Tipo 2

Estudos Científicos
20/ago/2023

Melhora o Perfil Lipídico e Índices Glicêmicos de Forma Significativa


Diabetes Tipo 2

Uso de Taurina em Indivíduos com Diabetes

O Diabetes Mellitus Tipo 2 (DMT2) é uma doença metabólica caracterizada por aumento da glicemia de Jejum e hemoglobina glicada (HbA1c), o que indica o distúrbio no metabolismo da glicose. A taxa de prevalência do diabetes tem aumentado, estimando-se que 451 milhões de pessoas no mundo tenham sido diagnosticadas em 2017 e se pressupõe que esse valor aumente para mais de 693 milhões em 2045.


Suplementação de Taurina no Diabetes

®   A taurina é um dos aminoácidos mais abundantes no corpo humano, um aminoácido contendo enxofre com ácido 2-aminoetanossulfônico;

®    Pode ser fornecida exogenamente por meio da dieta e endogenamente por meio da síntese hepática a partir da metionina e cisteína;

®    A taurina é um aminoácido semi-essencial e é necessária em algumas condições;

®    A taurina atua como hipoglicemiante, hipolipemiante, antioxidante, anti-inflamatório e citoprotetora.


Evidências sugerem que os níveis séricos de taurina diminuem no diabetes mellitus. Além disso, a taurina demonstrou reduzir os níveis séricos de triglicerídeos, colesterol total, LDL-c e HDL-c em animais.


Estudo Comprova

O objetivo desse estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de taurina no controle glicêmico e perfil lipídico em pacientes com diabetes tipo 2.


Resultados

ü  No final do estudo, os níveis de glicose em jejum, insulina, HOMA-IR, colesterol total e LDL diminuíram significativamente no grupo taurina comparado ao placebo;

ü  Além disso, não houve alteração significativa em HbA1c, triglicerídeos, HDL, indicadores antropométricos ou ingestão dietética após 8 semanas de intervenção.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que a suplementação de taurina durante 8 semanas pode melhorar os índices glicêmicos e perfil lipídico, incluindo colesterol total e LDL nos pacientes com diabetes tipo 2.


Referências bibliográficas

MALEKI, V.; ALIZADEH, M.; ESMAEILI, F.; MAHDAVI, R. The effects of taurine supplementation on glycemic control and serum lipid profile in patients with type 2 diabetes: a randomized, double-blind, placebo-controlled trial. Amino Acids, 52, 05/29 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp