Suplementação de Probióticos em Cães e Gatos

Estudos Científicos
16/ago/2023

Promove Importantes Benefícios para a Saúde


Suplementação de Probióticos

Características e Mecanismos de Ação

 

A microbiota gastrintestinal desempenha papel significativo na saúde humana e animal e qualquer alteração na composição normal ou na variedade de espécies bacterianas que compõem a microbiota intestinal é definida como disbiose intestinal ou desequilíbrio intestinal. Alguns fatores contribuem para a disbiose, como:

 

à Dieta;

à Terapia com antimicrobianos;

à Idade;

à Interação com o meio ambiente.

 

Características dos Probióticos

O uso de probióticos em cães e gatos vem se popularizando nas últimas décadas e a maioria dos estudos analisados mostrou resultados positivos com efeitos benéficos para a saúde desses animais. Alguns desses efeitos são:

 

à Melhora na consistência e odor das fezes;

à Prevenção de diarreia;

à Regulação do sistema imunológico;

à Desenvolvimento e ganho de peso em filhotes;

à Ação adjuvante em tratamentos antivirais;

à Melhora de sintomas em enteropatias agudas e crônicas, bem como em casos de dermatite atópica.


Mecanismos de Ação

O uso de probióticos vem se popularizando nas últimas décadas e está relacionado à melhoria de muitos indicadores de saúde e bem-estar nos humanos e nos animais, e esses benefícios são mediados por um ou mais mecanismos de ação. Alguns mecanismos conhecidos são a exclusão competitiva, o antagonismo direto, estímulo do sistema imune, alteração do metabolismo, adsorção de bactérias, competição pelos sítios de adesão, atividade antimicrobiana e neutralização de enterotoxinas.



Contraindicação

à A principal contraindicação no uso de probióticos bacterianos é que de uma maneira geral estes microrganismos são suscetíveis a antibióticos. Esta susceptibilidade normalmente impede o uso concomitante com a antibioticoterapia. 

 

Outra contraindicação é a administração de grandes quantidades em pacientes graves internados em unidades de terapia intensiva e/ou com o estado imunológico extremamente debilitado, pois pode favorecer a ocorrência da translocação bacteriana, quando há passagem de bactérias do TGI para outros órgãos, e bacteremia piorando o quadro do paciente

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp