Suplementação de Ômega-3 para Cães

Estudos Científicos
09/ago/2023

Eficazes na Melhora de Doenças Cutâneas e Pelagem


Ômega-3

Contribui para a Melhora das Doenças Cutâneas e Pelagem dos Cães

 

A atopia canina é uma das doenças dermatológicas mais frequentemente diagnosticadas em cães em centros veterinários com uma patogênese complexa e multifatorial que resulta do desenvolvimento de reações de hipersensibilidade a alérgenos ambientais.


Características do ômega-3

O efeito benéfico do EPA e DHA é notado não apenas na superfície da pele, mas também na pelagem, como mostrado estudos, onde foi demonstrado que a pelagem de um grupo de cães melhorou significativamente após 6 semanas de suplementação com óleo marinho. Assim, os ácidos graxos ômega-3 devem ser considerados para a melhoria e manutenção da qualidade do pelo. Deve-se notar também que a terapia deve ser realizada por pelo menos 2 meses e o efeito clínico deve permanecer por mais um mês após a suspensão.


Os alimentos comerciais para cães variam muito em seu conteúdo de EPA e DHA, com alguns alimentos tendo quantidades quase insignificantes ou muito baixas desses ácidos graxos. Além disso, as legislações de rotulagem não distinguem claramente entre os dois grupos de n-3 PUFAs, ou seja, n-3 de cadeia curta versus longa. Alguns rótulos de ração afirmam ser ricos em n-3 ácidos graxos, embora contenham apenas PUFAs de cadeia curta que não estão diretamente ligados a benefícios para a saúde.

 

O aumento nos níveis de EPA / DHA só pode ser alcançado com uma quantidade relativa de diminuição nos outros ácidos graxos nas membranas. Os ácidos graxos N - 3 são conhecidos por seus efeitos anti-inflamatórios, em oposição aos ácidos graxos n - 6 pró-inflamatórios. Portanto, um aumento nos níveis de EPA / DHA em combinação com uma diminuição na proporção n-6 / n-3 de PUF, seria benéfico em fornecer aos cães um estado imunológico mais anti-inflamatório. 


Estudo Comprova

O objetivo deste estudo cruzado duplo-cego foi examinar os efeitos da suplementação de óleo marinho com altas doses. Para isso, 16 cães que apresentavam sinais clínicos relacionados a prurido idiopático, atopia confirmada e / ou alergia a pulgas foram selecionados para receberem a suplementação com ômega.


Resultados

ü  Quando comparado com o grupo controle, a suplementação Ômega-3 melhorou significativamente o prurido (P <0,02), a alopecia ( P <0,05) e o caráter da pelagem ( P <0,001).


Referências bibliográficas

Veterinary Dermatology - Double-blinded Crossover Study with Marine Oil Supplementation Containing High-dose icosapentaenoic Acid for the Treatment of Canine Pruritic Skin Disease*DAWN LOGAS,GAIL A. KUNKLE,https://doi.org/10.1111/j.1365-3164.1994.tb00020.x


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp