Suplementação de Ômega-3 em Pacientes Submetidos à Hemodiálise

Estudos Científicos
14/ago/2023

Melhora a Qualidade do Sono de Forma Significativa


Distúrbios do Sono

Novas Opções de Tratamento

 

 

Os distúrbios do sono continuam sendo um dos problemas perturbadores que influenciam a qualidade de vida entre os pacientes em hemodiálise. Intervenções farmacológicas e não-farmacológicas limitadas foram investigadas para enfocar pacientes em hemodiálise que sofrem distúrbios do sono. No entanto, considerando os efeitos adversos graves de alguns fármacos e do abuso potencial, a administração de medicamentos para insônia e distúrbios do sono pode não ser adequada para a melhora em longo prazo entre esses pacientes


Ômega-3

O óleo de peixe é a maior fonte dietética de ácidos graxos poli-insaturados ômega-3, incluindo ácidos eicosapentaenóico e docosahexaenóico, e de vitamina D.

Esses ácidos graxos desempenham um papel importante na secreção de serotonina, que é uma amina biogênica envolvida na regulação do sono. A vitamina D demonstrou estar envolvida no ciclo sono-vigília


Estudo Comprova

Esse estudo crossover teve como objetivo avaliar os efeitos do ômega-3 na qualidade do sono em pacientes submetidos à hemodiálise


Resultados

ü  A maioria dos pacientes (94,2%) tinham uma má qualidade de sono (escore de sono >5 baseados no questionário) e 5,8% dos pacientes tinham uma qualidade de sono favorável (escore de sono <5);

ü  A ANOVA de medidas repetidas mostrou que os escores de qualidade do sono foram diferentes nos dois grupos nas fases 0, I e II.

 

Conclusão

A qualidade do sono melhorou em ambos os grupos, mas uma melhora mais significativa foi observada no grupo 1. Assim, os ácidos graxos ômega-3 podem ser usados como método adequado para melhorar a qualidade do sono em pacientes submetidos à hemodiálise.


Referências bibliográficas

DEL BRUTTO, O. H.; MERA, R. M.; HA, J.-E.; GILLMAN, J. et al. Dietary fish intake and sleep quality: a population-based study. Sleep Medicine, 17, p. 126-128, 2016/01/01/ 2016.

HEYDARBAKI, M.; AMERIAN, M.; ABBASI, A.; AMANPOUR, F. et al. The effects of omega-3 on the sleep quality of patients with uremic pruritus undergoing hemodialysis: a randomized crossover study. Journal of complementary & integrative medicine, -1, 05/19 2020.

WANG, X.; GU, J.; LIU, J.; HONG, H. Clinical evidence for acupressure with the improvement of sleep disorders in hemodialysis patients: A systematic review and meta-analysis. Complementary Therapies in Clinical Practice, 39, p. 101151, 2020/05/01/ 2020.


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp