Suplementação de Inositol, Vitaminas e Antioxidantes na Acne em Pacientes com SOPC

Estudos Científicos
28/set/2021

Promove Melhora da Acne e Hirsutismo


Acne na SOPC
Mecanismos Envolvidos

 

A Síndrome do Ovário Policístico (SOPC) é uma das desordens endócrinas mais comuns em mulheres na idade reprodutiva. Embora seu exato mecanismo ainda não seja totalmente esclarecido, o hiperandrogenismo e o defeito na sinalização de insulina (que leva a hiperinsulinemia compensatória) estão envolvidos (ADVANI; BATRA; TAJPURIYA; GUPTA et al., 2020).

 

Acne

A acne é uma doença crônica e inflamatória da unidade pilosebácea. O aumento da secreção de sebo, queratinização folicular anormal, colonização microbiana e inflamação desempenham papéis importantes na sua patogênese.


Hiperandrogenismo e Hiperinsulinemia na Patogênese da Acne

A di-hidrotestosterona (DHT) é o principal andrógeno que induz a secreção de sebo (BULBUL BASKAN; TILKI GÜNAY; SARICAOGLU, 2017).

®     A hiperinsulinemia crônica e aguda regula positivamente a produção de IGF-1, que também é um potente mitogênio que estimula o crescimento celular no nível folicular.

Em modelos animais, a superexpressão de IGF-1 induz hiperqueratose e hiperplasia epidérmica. Além disso, o IGF-1 também aumenta a produção de sebo.

Os níveis séricos de IGF-1 são elevados em mulheres com acne pós-adolescente.

® Tanto a insulina quanto o IGF-1 estimulam a produção de andrógenos nos tecidos ovariano e testicular (DALL'OGLIO; MILANI; MICALI, 2018). 



Estudo Comprova

Associação Melhora Acne e Hirsutismo na SOPC


Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança de uma combinação de agentes sensibilizadores de insulina, antioxidantes e vitaminas em mulheres com SOPC (ADVANI; BATRA; TAJPURIYA; GUPTA et al., 2020).


Resultados

® Após 12 semanas de suplementação, foi observada uma melhora significativa na ciclicidade menstrual, acne e hirsutismo em pacientes obesos e magros com SOPC;

® Também foi observada redução no peso corporal e IMC em pacientes obesas.


Conclusão

A combinação de agentes sensibilizadores de insulina, antioxidantes e vitamina é segura e eficaz em mulheres com SOPC obesas e não-obesas, no qual melhora a acne, hirsutismo, ciclicidade menstrual, peso e IMC.






Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp