Suplementação de Gengibre nos Parâmetros Inflamatórios e de Estresse Oxidativo

Estudos Científicos
25/out/2021

Reduz os Níveis de PCR, MDA, IL-6 e TNF-α e Melhora o Status Antioxidante


Gengibre
Benefícios na Redução da Inflamação e Estresse Oxidativo


A inflamação sistemática de baixo-grau é uma resposta complexa que desempenha um importante papel em diversas condições, como síndrome metabólica, doença cardiovascular, diabetes tipo 2, doenças pulmonares e diferentes tipos de câncer.

Citocinas pró-inflamatórias, incluindo TNF-a e IL-6 são liberadas pelos macrófagos e linfócitos. Proteína C Reativa (PCR).

A superprodução de TNF-a e interleucina (IL)-6 contribui para os efeitos no músculo esquelético e tecido adiposo.

A Prostaglandina E2 (PGE2) é um potente mediador inflamatório produzido a partir do ácido araquidônico (AA) pela ciclooxigenase 2 (COX2). Evidências sugerem que a PGE2 está envolvida na progressão da inflamação crônica e aguda e doenças autoimunes.


Gengibre

O gengibre é a raiz do Zingiber officinale, e contém diversos compostos como o gingerol, zingerona, shogaol, paradol e ß-bisaboleno.

®  Estudos demonstraram que o consumo de gengibre parece modular a resposta inflamatória, que pode resultar da inibição da atividade das enzimas COX, e bloquear a produção de interleucinas e TNF-a em macrófagos ativados;
®  Em diversos estudos controlados e randomizados, a suplementação de gengibre demonstrou afetar os biomarcadores do estresse oxidativo e inflamação.

O gengibre é a raiz do Zingiber officinale, e contém diversos compostos como o gingerol, zingerona, shogaol, paradol e ß-bisaboleno.


Estudo Comprova
Gengibre Reduz os Marcadores Inflamatórios e de Estresse Oxidativo

Esse estudo de revisão sistemática e meta-análise foi conduzido para investigar os efeitos da suplementação de gengibre nos marcadores inflamatórios e de estresse oxidativo (JALALI; MAHMOODI; MOOSAVIAN; JALALI et al., 2020).


Resultados:

ü  Houve redução significativa nos níveis séricos de Proteína C Reativa com a suplementação de gengibre;

ü  Foi demonstrada alteração em TNF-a sérico, redução significativa de IL-6 e efeito marginalmente significativo em PGE2 sérica após a suplementação com gengibre comparado ao placebo;

ü  A suplementação de gengibre promoveu alterações significativas na capacidade antioxidante total sérica e diminuição significativa de MDA sérico comparado ao controle.


Conclusão:

A suplementação de gengibre pode melhorar o status antioxidante e anti-inflamatório.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp