Suplementação de Curcumina na Mucosite Oral Associada a Quimio ou Radioterapia

Estudos Científicos
22/dez/2023

Diminui o Grau e a Severidade da Mucosite em Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço


Efeitos da Curcumina na Mucosite Oral de Pacientes com Câncer de Cabeça e Pescoço

Diminui o Grau e a Severidade da Mucosite Oral

 

A mucosite bucal, principal efeito colateral da quimio ou radioterapia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço, refere-se à lesão eritematosa e ulcerativa da mucosa bucal observada em pacientes que recebem tratamento com radioterapia para câncer de cabeça e pescoço. Relatada como grave em 30% a 40% dos casos tratados.

A mucosite está associada à febre, aumento significativo do risco de infecção local e sistêmica, aumento dos dias de internação para cuidados da mucosite e nutrição parenteral, além de aumentar o consumo de medicamentos para controle da dor. Todas essas alterações causam uma alteração enorme na saúde do doente.


Curcumina e Mucosite Oral

A curcumina é o componente mais ativo e abundante da Curcuma longa L. As propriedades anti-inflamatória e antitumoral da curcumina despertaram para o interesse na investigação dos mecanismos moleculares associados a estas atividades biológicas. Estudos têm demonstrado que os grupos fenóis e metóxi são os responsáveis pelas propriedades biológicas da curcumina, já que este é um composto polifenólico e estes são essenciais para a inibição de prostaglandinas e leucotrienos. Outra ação anti-inflamatória da curcumina se dá pela inibição do fator de transcrição kappa B (NF-kB), que regula a liberação das citocinas pró-inflamatórias. Pesquisas têm demonstrado o efeito anti-inflamatório da curcumina na mucosite.


Estudo Comprova

Estudo de revisão conduzido por Zhang et al. (2021) teve como objetivo buscar evidências dos efeitos da curcumina na prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes com câncer de cabeça e pescoço sob tratamento quimio ou radioterápico


Resultados

De acordo com os estudos, a curcumina diminui consideravelmente a perda de massa magra nos pacientes avaliados;

Quando usada preventivamente, a curcumina não diminuiu a incidência de mucosite oral, mas a suplementação reduziu a incidência de mucosite oral severa;

Também houve redução da mucosite oral grave quando comparado com os pacientes tratados com clorexidina.

 

Conclusão

A suplementação com curcumina foi considerada efetiva e segura na prevenção e tratamento da mucosite oral em pacientes com câncer de cabeça e pescoço e sob tratamento quimio ou radioterápico. A curcumina também evitou a perda de massa magra. 


Referências bibliográficas

ZHANG, L. et al. Prophylactic and Therapeutic Effects of Curcumin on Treatment-Induced Oral Mucositis in Patients with Head and Neck Cancer: A Meta-Analysis of Randomized Controlled Trials. Nutr Cancer. 2021;73(5):740-749. doi: 10.1080/01635581.2020.1776884. Epub 2020 Jun 9.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp