Suplementação de Cúrcuma em Pacientes com Câncer de Mama

Estudos Científicos
12/nov/2023

Melhora a Qualidade de Vida, os Sintomas Associados a Quimioterapia e os Parâmetros Hematológicos


Câncer de Mama

Efeitos Positivos da Cúrcuma em Pacientes com Câncer de Mama


A conscientização pública e avanços no rastreamento precoce do câncer de mama resultaram mulheres sendo diagnosticadas no estágio inicial da doença e, portanto, as pacientes são tratadas com terapia convencional e / ou quimioterapia. 


Embora a quimioterapia possa diminuir o risco de recorrência do câncer de mama, a sintomatologia associada, a diminuição das capacidades funcionais e os efeitos duradouros do tratamento impactam negativamente na qualidade de vida das pacientes.

 

Mecanismo de Ação da Cúrcuma

A cúrcuma é um dos compostos derivados de ervas mais comumente usados ??entre pacientes com câncer e sua eficiência é comprovada por um grande número de estudos pré-clínicos e clínicos.

 

Ø  Inibem as enzimas que geram espécies reativas de oxigênio e lipídeos inflamatórios (ciclooxigenases, lipoxigenase, xantina oxidase, óxidos nítricos);

Ø  Inibem fatores de transcrição pró-inflamatórios (NFKB);

Ø  É transdutor de sinal e ativador de transcrição 3 (stat3) e quinases (PKC);

Ø  Crescimento receptor do fator de crescimento epidérmico (EFGR) e tirosina quinase;

Ø  Regula positivamente as vias antioxidantes por meio da ativação do fator 2 relacionado ao eritroide 2 nuclear (NRF2).

Ø  Possui propriedades anti-inflamatórias;

Ø  Antioxidantes;

Ø  Anticancerígenas,


Estudo Comprova


Resultados

ü  Houve uma melhora significativa no estado de saúde geral após o consumo de cúrcuma por 21 dias (p = 0,004);

ü  Houve uma diferença significativa nos escores de sintomas relacionados ao câncer, como fadiga (p = 0,000), náuseas e vômitos (p = 0,026), dor (p = 0,000), insônia (p = 0,000), perda de apetite (p = 0,000)), constipação (p = 0,000) e diarreia (p = 0,033);

ü  Foi observado uma diferença significativa na média de hemoglobina (p = 0,001), glóbulos brancos totais (WBC) (p = 0,001) e neutrófilos (p = 0,03) quando comparado antes e depois do tratamento com cúrcuma.

 

Conclusão

Os resultados do estudo mostram que a suplementação de cúrcuma melhorou a qualidade de vida, os sintomas associados e aumentou os parâmetros hematológicos em pacientes com câncer de mama.


Referências bibliográficas

HINDU KALLURU; SATISH S.KONDAVEETI; SRIVANITELAPOLU; MANGATHAYARU KALACHAVEEDU. Turmeric supplementation improves the quality of life and hematological parameters in breast cancer patients on paclitaxel chemotherapy: A case series. Complementary Therapies in Clinical Practice Volume 41, November 2020, 101247

 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp