Suplementação de Creatina em Indivíduos Saudáveis

Estudos Científicos
14/jan/2024

Melhora a Memória de Curto Prazo e Inteligência/Raciocínio


Creatina

Benefícios na Função Cognitiva


A creatina é um composto natural, sintetizado a partir dos aminoácidos arginina, glicina e metionina. A principal função da creatina é fornecer energia imediatamente aos tecidos com maiores demandas, como músculos e cérebro através de ligações de fosfato de alta energia da fosfocreatina, que estão disponíveis para reposição imediata de ATP em circunstâncias que demandam energia.


Os neurônios realizam muitos processos que requerem energia. Foi demonstrado que a creatina administrada exogenamente aumenta o fornecimento de energia aos neurônios em adultos saudáveis.

 

Relação da Creatina com a Cognição

Uma associação da função da creatina com o desempenho cognitivo é sugerida por distúrbios genéticos de creatina (deficiência de AGAT, GAMT ou SLC6A8) caracterizados por disfunção mental (atraso de desenvolvimento global, deficiência intelectual).


ü  Acredita-se que a creatina também participe da plasticidade neuronal;

ü  Além disso, foi demonstrado que o treinamento mental eleva os níveis de creatina no cérebro, sugerindo uma regulação positiva do armazenamento de energia em repouso;

Demonstrou-se que níveis mais altos de creatina em repouso aumentam o desempenho em tarefas cognitivas, como memória de reconhecimento.


Estudo Comprova

Uma revisão sistemática foi realizada com o objetivo de investigar os efeitos da administração oral de creatina na função cognitiva de indivíduos saudáveis.


Resultados

ü  Foram observadas evidências de que a memória de curto prazo e a inteligência/raciocínio podem ser melhoradas com a administração de creatina;

ü  Um estudo demonstrou melhora significativa da memória a longo prazo e rememoração espacial direta,

ü  Os vegetarianos responderam melhor do que os demais indivíduos em tarefas de memória, mas para outros domínios cognitivos nenhuma diferença foi observada.

 

Conclusão

Os pesquisadores concluíram que a creatina oral pode melhorar a memória de curto prazo e a inteligência/raciocínio em indivíduos saudáveis. Os resultados sugerem benefício potencial para indivíduos idosos e estressados.


Referências bibliográficas

AVGERINOS, K. I.; SPYROU, N.; BOUGIOUKAS, K. I.; KAPOGIANNIS, D. Effects of creatine supplementation on cognitive function of healthy individuals: A systematic review of randomized controlled trials. Experimental gerontology, 108, p. 166-173, 2018.




Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp