Suplementação de Cranberry Associada à Dieta para Perda de Peso na DHGNA

Estudos Científicos
20/jun/2023

Melhora da Resistência à Insulina, Parâmetros Antropométricos e Grau de Esteatose


Cranberry

Potente Antioxidante no Gerenciamento da DHGNA

A Doença Hepática Gordurosa Não Alcoólica (DHGNA) está se tornando rapidamente a doença hepática crônica mais comum em países desenvolvidos e em desenvolvimento. A DHGNA é descrita como uma condição clínico-patológica, caracterizada pelo acúmulo de gotículas de gordura nos hepatócitos, ou esteatose, e é detectada por imagem e histologia.


A DHGNA é associada com elevação assintomática de aminotransferases, dislipidemia, hipertensão e hepatomegalia.


A resistência à insulina e à obesidade contribuem para o desenvolvimento de fígado gorduroso pela alteração na produção de adipocinas envolvidas na regulação do metabolismo lipídico e da glicose.


Além disso, foi demonstrado um aumento do conteúdo sérico e hepático de produtos de oxidação e radicais livres, e diminuição da capacidade antioxidante total em pacientes com DHGNA.

 

Cranberry

Rico em uma ampla gama de polifenóis, incluindo ácidos fenólicos, quercetina, antocianinas e procianidinas. Recentemente, foi demonstrado que uma maior ingestão de ácidos fenólicos promove proteção contra a DHGNA. Além disso, o cranberry, comparado a outras frutas e vegetais, possui maior capacidade de eliminação de radicais livres.


Outros Benefícios do Cranberry 

®    Melhora o perfil lipídico;

®    Melhora a sensibilidade à insulina;

®    Reduz a inflamação in vitro e em humanos;

®    Com base nos resultados de alguns estudos em animais, o cranberry pode reduzir a esteatose hepática, enzimas hepáticas, inflamação hepática, resistência à insulina e dano oxidativo. 


Estudo Comprova

Esse estudo clínico, duplo-cego, placebo-controlado e randomizado avaliou os efeitos do cranberry associado à dieta para perda de peso em pacientes com DHGNA


Resultados

ü  Ao final do estudo, a alanina aminotransferase e insulina diminuíram significativamente em ambos os grupos. No entanto, essa redução foi significativamente melhor no grupo cranberry comparado ao placebo;

ü  Uma melhora significativa na resistência à insulina foi observada no grupo cranberry e entre os dois grupos;

ü  Também houve melhora no grau de esteatose e parâmetros antropométricos avaliados em ambos os grupos, e não houve diferença significativa entre os dois grupos em relação a esses fatores.

 

Conclusão

 Esse estudo demonstrou que o cranberry pode melhorar o gerenciamento da DHGNA.


Referências bibliográficas

CHERAGHPOUR, M.; IMANI, H.; OMMI, S.; ALAVIAN, S. M. et al. Hesperidin improves hepatic steatosis, hepatic enzymes, and metabolic and inflammatory parameters in patients with nonalcoholic fatty liver disease: A randomized, placebo-controlled, double-blind clinical trial. Phytother Res, 33, n. 8, p. 2118-2125, Aug 2019.

HORMOZNEJAD, R.; MOHAMMAD SHAHI, M.; RAHIM, F.; HELLI, B. et al. Combined cranberry supplementation and weight loss diet in non-alcoholic fatty liver disease: a double-blind placebo-controlled randomized clinical trial. Int J Food Sci Nutr, p. 1-10, Apr 1 2020.

 



 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp