Suplementação de Ácidos Graxos

Estudos Científicos
28/jun/2023

Suplementação de Ácidos Graxos


Doença Renal Crônica

Características

 A doença renal crônica (DRC) é uma condição na qual os animais apresentam rins com características anatômico-funcionais anormais.


Essas alterações geram incapacidades de exercício de uma ou mais funções dos rins, manifestada pelos animais de maneira discreta ou acentuada, e essa condição, diminui seu tempo de vida.


As alterações podem ser causadas por:

Ø  Malformações congênitas;

Ø  Genética;

Ø  Processos adquiridos.


Dano Oxidativo

 O dano oxidativo, por meio da geração de espécies reativas de oxigênio, pode ser uma causa de lesão renal, que contribui para a progressão da DRC.


Tenha formulações exclusivas de Ácidos Graxos na Medicina Veterinária. Clique aqui e saiba mais!


Diagnóstico de Doença Renal Crônica

 Condutas para o manejo clínico de cães e gatos idosos com diagnóstico de DRC objetivam:

·       Maximizar a função renal residual;

·       Retardar a progressão da doença;

·       Aliviar os sinais de uremia.

 

O tratamento bem-sucedido e a prevenção da doença renal em cães requer uma abordagem multidimensional para identificar e eliminar causas ou fatores exacerbadores, fornecer avaliação profissional regularmente e implementar um programa de tratamento abrangente quando necessário.




Doença Renal Crônica

Ômega-3 é Benéfico no Tratamento

 Existem evidências para apoiar o papel dos ácidos graxos ômega-3 de cadeia longa em distúrbios renais e cardiovasculares em seres humanos e animais de companhia. Embora os distúrbios renais sejam tipicamente multifacetados, na medida em que a hipertensão está envolvida, os suplementos de óleo de peixe em cães parecem ajudar a preservar a função renal.

A terapia renoprotetora está associada ao uso de inibidores da enzima conversora de angiotensina, entretanto, essa prescrição isolada, raramente detém a progressão da doença. Uma alternativa fortemente sugerida tem sido complementar o tratamento com medidas auxiliares como, por exemplo, o uso de ácidos graxos poli-insaturados.

 

Ø  A suplementação com ômega-3 preveniu a deterioração da filtração glomerular e preservou a estrutura renal através da redução da hipertensão glomerular.

Ø  Os resultados deste estudo confirmam que a suplementação dietética em cães com uma fonte natural de ácidos graxos ômega-3 (óleo de salmão), com uma proporção de ácido docosa-hexaenóico: ácido eicosapentaenóico (DHA: EPA) de 1,5: 1, aumenta o nível de glóbulos vermelhos no plasma.

Ø Estudos que descrevem alguns dos efeitos neurológicos, renais, cardiovasculares, imunes e musculoesqueléticos de níveis elevados de ácidos graxos n-3, especialmente DHA, são revisados.

Ø  A importância de fornecer uma fonte enriquecida de DHA, ao invés de seus precursores mais curtos, é enfatizada.


Referências bibligráficas

Brown SA. Oxidative stress and chronic kidney disease. Vet Clin North Am Small Anim Pract. 2008 Jan;38(1):157-66, vi. doi: 10.1016/j.cvsm.2007.11.001. PMID: 18249247.





Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp