Suplementação de Ácido Alfa Lipóico em Cães

Estudos Científicos
14/dez/2023

Múltiplos Benefícios para a Saúde


Espécies reativas de oxigênio (ROS) e espécies reativas de nitrogênio (RNS) são radicais livres ou não radicais, compostos químicos altamente reativos formados continuamente em plantas e animais como subprodutos do metabolismo aeróbico ou em resposta ao estresse.


Ácido Alfa Lipóico

Atua como cofator enzimático, está envolvido em várias outras funções celulares e moleculares, incluindo um papel como um poderoso antioxidante através de vários mecanismos diferentes: eliminação de espécies reativas de oxigênio e nitrogênio, quelação de metais e contribuição para o reparo de proteínas e lipídios danificados.


Pode efetivamente eliminar e neutralizar uma ampla gama de ROS e RNS, como superóxidos, espécies de dioxigênio, radicais hidroxila e peroxila, peroxinitrito e perhipoclorito. Esses radicais são conhecidos por desempenhar um papel vital em doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas.


Outras Propriedades do Ácido Alfa Lipóico

à O ácido alfa-lipóico desempenha um papel importante na regeneração de outros antioxidantes, como glutationa, vitamina E, vitamina C e coenzima Q10;

à Devido às suas potentes propriedades antioxidantes, o a-LA demonstrou contribuir para a saúde cardiovascular e cognitiva, antienvelhecimento, desintoxicação, anti-inflamatório, anticancerígeno e neuroproteção; 

à A-LA adicional na alimentação ou como suplemento pode oferecer benefícios. Os relatórios sugerem que a-LA pode ser condicionalmente necessária em animais mais velhos.


Estudos Comprovam
Esse estudo teve como objetivo avaliar a utilidade do ácido alfa lipóico em beagles adultos.


Resultados

ü  Os dados não mostraram anormalidades nos parâmetros hematológicos ou bioquímicos séricos;

ü  Nenhum sinal de toxicidade foi relatado em qualquer concentração, exceto na concentração mais alta (4500 ppm) de ácido alfa-lipóico;

ü  Todas as concentrações de a-LA aumentaram a relação GSH:GSSG nos linfócitos e a maior melhora foi observada na concentração mais baixa de ácido a-lipóico (150 ppm de dieta);

ü  O efeito máximo na razão GSH:GSSG foi observado em aproximadamente 2,7 mg/kg de peso corporal, o que representou uma ampla margem sobre as doses associadas a efeitos colaterais e não havia sido relatado anteriormente;

ü  Razão GSSG em linfócitos e a maior melhora foi observada na concentração mais baixa de ácido a-lipóico (150 ppm de dieta). 

 

Outras Evidências
Uma revisão dos resultados de estudos em humanos e animais envolvendo a suplementação de ácido alfa lipóico mostra que o ácido alfa lipóico aumenta o metabolismo da glicose, reduz a resistência à insulina e melhora os sintomas relacionados ao diabetes em humanos e animais. A suplementação de ácido alfa-lipóico também mostrou benefícios cognitivos em humanos e animais.


Referências bibliográficas

ANTHONY, R. M.; MACLEAY, J. M.; GROSS, K. L. Alpha-Lipoic Acid as a Nutritive Supplement for Humans and Animals: An Overview of Its Use in Dog Food. Animals (Basel), 11, n. 5, May 19 2021.

 

ANTHONY, R. M.; MACLEAY, J. M.; JEWELL, D. E.; BREJDA, J. J. et al. Alpha-Lipoic Acid Is an Effective Nutritive Antioxidant for Healthy Adult Dogs. Animals (Basel), 11, n. 2, Jan 22 2021.


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp