Suplementação com M. officinalis em Mulheres com Alterações de Sono

Estudos Científicos
21/jan/2024

Promove Melhora da Qualidade do Sono e de Outros Parâmetros Associados à Menopausa


Uso de Fitoterápico em Mulheres na Pós-Menopausa e com Distúrbios do Sono

Promove Melhora na Qualidade do Sono

 

Os distúrbios do sono são comuns em mulheres na perimenopausa e na pós-menopausa e foram identificados como os principais sintomas da transição menopausal.


Os distúrbios do sono estão associados com ondas de calor em mulheres na pós-menopausa. Há também uma associação entre a menopausa e a depressão, e a insônia pode ser uma das razões.

 

Opções de Tratamento

Os inibidores seletivos da recaptação de serotonina e inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (ISRS e IRSN) mostraram eficácia na melhora da qualidade do sono em mulheres na menopausa, uma vez que reduz a frequência e a intensidade das ondas de calor.


Porém, estudos com fitoterápicos, dentre eles a M. officinalis, têm demonstrado resultados significativos na melhora da qualidade do sono, em comparação com alguns agentes farmacológicos antidepressivos e sem causar efeitos colaterais significativos.

 

Melissa officinalis

A M. officinalis é tradicionalmente usada para o tratamento de vários distúrbios. Estudos recentes demonstram que a Melissa officinalis promove uma importante melhora nos casos de depressão, ansiedade, estresse e distúrbios do sono. Além disso, proporciona outros benefícios, como:

 

Ø  Melhora da hiperglicemia;

Ø  Dislipidemia;

Ø  Doenças neurodegenerativas;

Ø  Anti-inflamatório;


Estudo Demonstra

Estudo conduzido por Shirazi et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de Melissa officinalis L.  e comparar com o citalopram e o placebo na melhora da qualidade de vida de mulheres pós-menopausadas com distúrbios de sono.


Resultados

Ø  A média de todos os domínios do MENQOL foram melhorados de maneira significativa no grupo tratado com a M. officinalis quando comparado com o grupo citalopram e o placebo (p<0,001);

Ø  O desvio padrão médio após oito semanas no grupo M. officanalis, citalopram e placebo foi de 2,2 vs. 0,56 vs. 0,36 nos sintomas vasomotores (P<0,001);

Ø  No quesito psicomotor-social, o desvio padrão médio no grupo M. officanalis, citalopram e placebo foi de 1,02 vs. 0,25 vs. 0,17 (p<0,001);

Ø  No quesito atividade motora, o desvio padrão médio no grupo M. officanalis, citalopram e placebo foi de 0,76 vs. 0,25 vs. 0,11 (p<0,001);

Ø  Em relação a função sexual, o desvio padrão médio no grupo M. officanalis, citalopram e placebo foi de 2,3 vs. 0,35 vs. 0,41, respectivamente (p<0,001).

 

Conclusão

Os resultados desse estudo demonstraram que a M. officinalis pode ser recomendada para melhora da qualidade de vida em mulheres pós-menopausadas com distúrbios do sono.


Referências bibliográficas

SHIRAZI, M. et al. The Effectiveness of Melissa Officinalis L. versus Citalopram on Quality of Life of Menopausal Women with Sleep Disorder: A Randomized Double-Blind Clinical Trial. Rev Bras Ginecol Obstet. 2021 Jan 19. doi: 10.1055/s-0040-1721857. Online ahead of print.

 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp