Suplementação com Cranberry e D-Manose nas ITUs

Estudos Científicos
10/out/2023

Promove Aumento da Taxa de Cura Quando Associados com a Antibioticoterapia


Suplementação de Cranberry e D-Manose nas ITUs

Auxiliam na Diminuição da Frequência dessa Patologia

 

A infecção do trato urinário (ITU) é uma patologia extremamente frequente, que ocorre em todas as idades, do neonato ao idoso. Na vida adulta, a incidência de ITU se eleva e o predomínio no sexo feminino se mantém, com picos de maior acometimento no início ou relacionado à atividade sexual, durante a gestação ou na menopausa, de forma que 48% das mulheres apresentam pelo menos um episódio de ITU ao longo da vida.

A frequência de micro-organismos causadores de ITU varia na dependência de onde foi adquirida a infecção, intra ou extra-hospitalar e também difere em cada ambiente hospitalar considerado. Os maiores responsáveis pela ITU são as bactérias gram-negativas entéricos especialmente a Escherichia coli, seguido das demais gram-negativas como Klebsiella, Enterobacter, Acinetobacter, Proteus Pseudomonas.


Uso de D-Manose e Cranberry no Tratamento das ITUs

A D-manose é um açúcar de 6-carbonos e um isómero de dextrose, diferindo-se apenas na posição do grupo hidroxilo no segundo carbono. É principalmente derivado da glicose através da enzima fosfomannose isomerase (PMI). D-Manose também é encontrado naturalmente em frutas, como: maçãs, arandos, laranjas, pêssegos, mirtilos e abacaxis. Está relacionado à glicose, mas não se comporta como açúcar no corpo. A D-manose é eficaz no tratamento da infecção urinária causada por Escherichia coli (bactéria formada por fímbrias do tipo I – as fímbrias são filamentos presentes nas bactérias com função de aderência).


As células da parede do trato urinário são constituídas de glicoproteínas que contêm D-manose em sua estru­tura, sendo que as fímbrias do tipo I das bactérias E. coli possuem receptores (adesinas) compatí­veis. Quando essas bactérias são expostas a uma grande quantidade de D-manose livre na bexiga (durante o tratamento), se ligam a ela, ao invés da D-manose da estrutura das células do epitélio urinário, uma inibição competitiva que evita a aderência e, consequentemente, o início da infecção. Uma vez ligadas à D-manose livre, as bactérias não conseguem aderir ao epitélio do trato urinário e são expulsas da bexiga durante a micção.


O Cranberry é uma fonte de ácidos orgânicos e fenólicos, flavonoides, triterpenoides pentacíclicos, antocianinas e proantocianidinas (PACs). As PACs reduzem moléculas de adesão da bactéria E. coli, tornando as bactérias menos capazes de aderir às células que alinham o trato urinário e a bexiga, deixando-as mais propensas a serem levadas durante a micção.



Estudo Demonstra

Um estudo conduzido por Radulescu et al. (2020) avaliaram os efeitos da combinação de cranberry e D-manose em pacientes com infecção aguda do trato urinário.


Resultados

Ø  As taxas de cura foram maiores no grupo de pacientes tratados com antibióticos em associação com o cranberry e a D-manose em comparação com o grupo tratado com antibióticos e placebo (91,6 vs. 84,4%);

Ø  Em cepas resistentes, uma taxa de cura significativamente maior foi mostrada quando o extrato de cranberry e a D-manose ao antibiótico em comparação com o grupo tratado com antibióticos e placebo (88,8 vs. 37,5% - 0<0,0001);

Ø  Os efeitos da combinação de cranberry e de D-manose promoveu melhoras significativas no controle das infecções agudas do trato urinário.

 

Conclusão

A significativa taxa de cura registrada nos pacientes com cultura de urina resistente a antibióticos pode ser explicada por uma influência benéfica do cranberry e a D-manose na sensibilidade antimicrobiana.



Referências bibliográficas

RADULESCU, D. et al. Combination of cranberry extract and D-mannose - possible enhancer of uropathogen sensitivity to antibiotics in acute therapy of urinary tract infections: Results of a pilot study. Exp Ther Med. 2020 Oct;20(4):3399-3406. doi: 10.3892/etm.2020.8970. Epub 2020 Jul 7.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp