Suplementação Antioxidante em Cães

Estudos Científicos
20/dez/2023

Promove Aumento da Fertilidade Canina de Machos e Também Melhora a Pelagem


Infertilidade Canina

Benefícios da Suplementação Antioxidante

 

A subfertilidade canina e a infertilidade são desafios comuns na reprodução de pequenos animais. Os criadores muitas vezes requerem tratamentos específicos para resolver este problema. A diminuição da concentração, motilidade e função do sêmen canino pode derivar da ingestão inadequada de alimentos, absorção reduzida, aumento das perdas ou aumento da demanda por microelementos.


Suplementação Antioxidante

Ácidos graxos poliinsaturados n-3 derivados de peixes (PUFA) 

Vários estudos de pesquisa clínica em animais sugerem que os PUFA podem exercer um efeito positivo na motilidade e fertilidade do esperma; uma vez que não podem ser sintetizados de novo pelos animais, eles precisam ser fornecidos com a dieta. Além disso, alguns autores sugeriram que dietas enriquecidas com n-3 PUFA conseguem alterar a proporção n-6:n-3 dos espermatozóides, melhorando a motilidade espermática.

Esses resultados implicariam que o n-3 PUFA da dieta pode ajudar a melhorar as funções do esperma, especialmente a motilidade, modificando as propriedades da membrana, bem como diminuindo a peroxidação lipídica dos espermatozoides.


Vitamina E

É um dos principais antioxidantes do corpo e desempenha um papel importante na proteção de diferentes órgãos contra o estresse oxidativo e na estabilização das membranas espermáticas pela formação de complexos .Esta vitamina protege o testículo do dano oxidativo. 


Zinco e Selênio

Influenciam a atividade das enzimas correspondentes, que carregam a proteção do esperma contra o dano oxidativo: superóxido dismutase (SOD) e glutationa peroxidase (GPx ). 

O zinco está disponível em altas concentrações no fluido seminal e pode desempenhar um papel multifacetado nas propriedades funcionais do esperma.


Vitamina B9 ou Ácido Fólico

Está associada a uma excelente qualidade do esperma, aumentando tanto a concentração como a contagem.

 

Estudo Comprova

Esse estudo investigou o efeito de uma suplementação diária com um complexo de vitamina E, zinco, selênio, ácido fólico e n-3 PUFA  na motilidade do sêmen e nas propriedades da membrana espermática em cães normospérmicos saudáveis.


Resultados

ü  Uma dieta saudável, enriquecida com um complexo de vitamina E, selênio, zinco, ácido fólico e ácidos graxos poli-insaturados n-3, pode aumentar significativamente o número de espermatozóides, melhorar a motilidade e propriedades da membrana do ejaculado em cães normospérmicos saudáveis.

ü  Os benefícios da dieta na motilidade espermática e nas propriedades da membrana foram geralmente estatisticamente evidentes a partir de uma suplementação de 60 dias, que corresponde aproximadamente à duração fisiológica da duração total da espermatogênese em cães, relatada como 61,9 ± 0,14 dias;

ü  Por outro lado, no grupo 1, a suplementação da dieta melhorou a qualidade seminal, resultando em diminuição precoce da porcentagem de espermatozóides estáticos, já estatisticamente significante em T30 vs. T0.

ü  Mesmo não sendo o objetivo do estudo, notou-se que todos os cães matriculados no grupo 1 apresentaram uma melhor qualidade de pelos, apresentando-se mais polidos.

 

Conclusão

Uma dieta enriquecida com vitamina E, zinco, selênio, ácido fólico e n-3 PUFA por pelo menos dois meses, em quantidades adequadas, melhora a quantidade e a qualidade dos espermatozoides, principalmente a contagem e a motilidade dos espermatozoides, modificando e propriedades funcionais da membrana da célula espermática.


Referências bibliográficas

   ALONGE, S.; MELANDRI, M.; LEOCI, R.; LACALANDRA, G. M. et al. The Effect of Dietary Supplementation of Vitamin E, Selenium, Zinc, Folic Acid, and N-3 Polyunsaturated Fatty Acids on Sperm Motility and Membrane Properties in Dogs. Animals (Basel), 9, n. 2, Jan 24 2019.

 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp