Suplementação a Longo Prazo de Vitamina D

Estudos Científicos
15/out/2023

Reduz a Progressão de Anormalidades na Articulação do Joelho


Osteoartrite

Relação com a Deficiência de Vitamina D


A osteoartrite (OA) é a forma mais comum de artrite e uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo, afetando aproximadamente 10% da população mundial. Embora a OA possa ocorrer em quase qualquer articulação, a OA de joelho é o tipo mais comum.


Um dos sintomas mais comuns da OA é a dor, que leva o indivíduo a procurar atendimento médico, além de contribuir para as limitações funcionais e redução da qualidade de vida.


Deficiência de Vitamina D na Osteoartrite

Várias deficiências de vitaminas foram identificadas em indivíduos com OA, incluindo redução nos níveis de vitamina C e D. A deficiência e insuficiência de vitamina D, definida principalmente como a concentração sérica de 25-hidroxivitamina D inferior a 50 nmol/L e entre 50 a 75 nmol/L, respectivamente, é comum em todo o mundo e a possui uma prevalência de 45% em alguns países.

 

Evidências sobre a Deficiência de Vitamina D na Osteoartrite

 Um estudo demonstrou que 24% dos pacientes com OA avançada (e próxima TKR) eram deficientes em vitamina D;
Estudos epidemiológicos anteriores relataram que a deficiência de vitamina D estava associada a dor musculoesquelética crônica e depressão, mas os mecanismos subjacentes eram complexos e pouco claros.


Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo avaliar os efeitos da vitamina C e D nas imagens de ressonância magnética (RM), medidas de composição da cartilagem (T2) e estrutura articular (cartilagem, menisco e medula óssea), usando dados da Osteoarthritis Initiative (OAI) coorte.


Resultados

ü  A maior ingestão de vitamina C foi associada a valores médios de T2 da cartilagem, valores de T2 da tíbia medial e pontuações de WORMS da tíbia medial (intervalo de coeficiente padronizado -0,07 a -0,05);

ü  A maior ingestão de vitamina D foi associada a uma menor pontuação de WORMS total da cartilagem e pontuação de WORMS do fêmur medial (intervalo de coeficiente padronizado -0,24 a -0,09);

ü  O uso consistente de suplementos de vitamina D de 400 UI pelo menos uma vez por semana durante 4 anos foi associado à piora significativamente menor da cartilagem, menisco e anormalidades da medula óssea (intervalo de odds ratio 0,40-0,56).

 

Conclusão

A suplementação de vitamina D durante 4 anos foi associada a uma progressão significativamente menor de anormalidades na articulação do joelho.


Referências bibliográficas

JOSEPH, G. B.; MCCULLOCH, C. E.; NEVITT, M. C.; NEUMANN, J. et al. Associations Between Vitamins C and D Intake and Cartilage Composition and Knee Joint Morphology Over 4 Years: Data From the Osteoarthritis Initiative. Arthritis Care Res (Hoboken), 72, n. 9, p. 1239-1247, Sep 2020.

SHEP, D.; KHANWELKAR, C.; GADE, P.; KARAD, S. Efficacy and safety of combination of curcuminoid complex and diclofenac versus diclofenac in knee osteoarthritis: A randomized trial. Medicine, 99, n. 16, 2020.


TU, L.; ZHENG, S.; CICUTTINI, F.; JIN, X. et al. Effects of vitamin D supplementation on disabling foot pain in patients with symptomatic knee osteoarthritis. Arthritis Care & Research, n/a, n. n/a, 2020/07/05 2020.

 





Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp