Síndrome da Hiperestesia Felina

Estudos Científicos
15/set/2021

Tratamentos Magistrais Eficazes


Síndrome da Hiperestesia Felina

Características

 

A síndrome de hiperestesia felina (SHF) é uma alteração de comportamento complexa que pode se caracterizar por:


1. Comportamento similar ao observado em fêmeas em estro;

2. Lambedura, mordedura ou mastigação excessiva principalmente na região lombar, anal, cauda e flanco;

3.Contração da pele, espasmos musculares ou contrações, que podem ser acompanhadas por vocalização, corridas, pulos, possíveis alucinações ou agressões auto direcionadas 


Embora os animais possam apresentar os sintomas de forma episódica, elas geralmente podem ser induzidas por algum estímulo na região lombar e toracolombar, como uma carícia, por exemplo.

 

Características

Mesmo entre os autores que acreditam se tratar de uma alteração de comportamento, não há consenso. Alguns sugerem que ela seja uma:

®   Desordem obsessiva-compulsiva desencadeada por algum estímulo inflamatório como dermatite a pulga ou alergia alimentar

®  Ou que seja semelhante da alopecia psicogênica felina, no qual, fatores ambientais e stress estejam associados, uma vez que alguns animais podem apresentar sintomas compatíveis com a SHF sem evidência de alopecia ou lesões dermatológicas (BAGLEY, 2004; VIRGA, 2004).

 

Prognóstico

O prognóstico é reservado e depende da evolução da doença. No entanto, a progressão da doença não é comum e uma vez controlada, o prognóstico se torna favorável (MARIONI-HENRY; AMENGUAL BATTLE; NUTTALL; RUSBRIDGE et al., 2016).


Síndrome da Hiperestesia Felina

Tratamento

 

O tratamento normalmente inclui:


Componente Comportamental: 

Usado na tentativa de diminuir o estresse e ansiedade que o gato possa estar vivenciando através da criação de um ambiente estável. 


As principais medicações usadas na SHF são os:

Anti-inflamatórios (corticosteroides), analgésicos/antiepilépticos (gabapentina, pregabalina), antidepressivos tricíclicos (amitriptilina, clomipramina) e inibidores seletivos da recaptação da serotonina (fluoxetina, paroxetina).


Segundo um estudo retrospectivo, a maioria dos casos observados (10 dos 13 animais) receberam uma combinação de dois ou mais medicamentos.


Manutenção: Pode ser realizada por 4 a 6 meses.

®A dose pode ser diminuída gradualmente (redução de 25% a cada uma ou duas semanas) até o desmame completo.  No entanto, em alguns casos, o uso vitalício do medicamento pode ser inevitável;

®Caso o paciente esteja recebendo uma combinação de medicamentos, estes devem ser desmamados um de cada vez para determinar com mais facilidade qual tratamento é responsável pela melhor redução dos sintomas.


Outras Opções no Tratamento baseado na Etiologia: 


®De acordo com a experiência dos autores, a maioria dos pacientes responde favoravelmente após o controle de parasitas e / ou uma dieta hipoalergênica (MORALES; MONTOLIU);

®Se a causa desencadeante é uma dor neuropática, o tratamento com gabapentina pode ser instituído;

®Se suspeitar de alterações comportamentais sem uma causa orgânica subjacente, recomenda-se que os inibidores seletivos da recaptação de serotonina (fluoxetina, paroxetina), antidepressivos tricíclicos (clomipramina) (CIRIBASSI, 2009);

®A administração de glicocorticoides não é recomendada sem uma indicação óbvia e justificada, já que, na maioria dos casos, não há melhora ou será apenas temporária.




Referências:

 

CIRIBASSI, J. Understanding behavior: feline hyperesthesia syndrome. Compendium (Yardley, PA), 31, p. 116-132, 02/01 2009.

MORALES, C.; MONTOLIU, P. Contracciones musculares involuntarias.

BAGLEY, R. S. Tremor and involuntary movements. Gloucester: BSAVA 2004

MARIONI-HENRY, K.; AMENGUAL BATTLE, P.; NUTTALL, T.; RUSBRIDGE, C. et al., 2016, DIAGNOSTIC INVESTIGATION IN 13 CATS WITH SUSPECTED FELINE HYPERESTHESIA SYNDROME. 1438-1439.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp