Seus colaboradores têm os mesmos valores da sua farmácia?

Gestão e Marketing
23/nov/2018

Está com dificuldades em formar a equipe que você planejou ter? Fique tranquilo, não é uma tarefa fácil. Confira as dicas e mude seu processo de contratação


Cada vez mais eu ouço falar de colaboradores que foram contratados por terem um belo currículo com experiência na área desejada, mas não performaram bem e, com isso, decepcionaram o proprietário... Isso já aconteceu com você?

Isso acontece porque cada vez mais estamos contratando por currículo e não por personalidade. A empresa é um organismo vivo, muitas vezes ela segue a personalidade do proprietário, e não adianta: os seres humanos foram feitos para andar em comunidade, tribos, e isso pode melhorar muito sua performance quando falamos em contratação.

Grandes corporações como Google, Facebook, Apple, Tesla, Microsoft e muitos outros já não olham mais para currículos. O mais importante para essas empresas é que o colaborador tenha os mesmos valores que a corporação.

Processo criativo, pensar fora da caixa, saber se comunicar e lidar com pessoas, ser ético, proativo e não ter medo de se arriscar são requisitos que contam pontos a favor dos candidatos que desejam disputar uma vaga nestas empresas.

Porém, olhando para o nosso mercado, posso afirmar que a tradução disso tudo faz total sentido para as farmácias de manipulação de todo o Brasil.

Está difícil achar um bom colaborador hoje em dia, assim como bons colaboradores também não acham boas empresas, segundo o que eles relatam. Sempre que você vai conversar com um bom candidato que está participando de um processo seletivo ele usa de argumentos como “não tenho mais para onde ir lá“ ou “eu não consigo implantar minhas ideias na empresa”. Sendo assim, vou dar a minha humilde opinião para que você, proprietário de farmácia, faça um bom processo seletivo.

1- Anuncie a vaga de forma criativa, mostre como são os valores da sua empresa, seus pontos fortes e atraia pessoas que tenham características iguais às da farmácia.

2- Faça uma ligação para agendar a entrevista, mantendo as características dos seus valores. Encaminhe o link de análise de perfil e chame os candidatos quem façam sentido para aquele cargo, exemplo: uma pessoa zero lobo, é um possível “não adaptável“ para a função de conferência na farmácia.

3- No dia do processo seletivo, seja pontual, cordial, ofereça água, café e apresente a farmácia e como é o clima dela.

4- Na hora do bate-papo, deixe 100% claras as regras, principalmente o plano de carreira para você não frustrar o colaborador com falsas promessas de crescimento. Se isso não vai acontecer já deixe claro.

5- Faça perguntas sobre o que ele espera do futuro, como ele se enxerga nos próximos anos e por que você deveria contratá-lo. Aproveite e peça para ele se vender para você, pois não importa se o candidato é comunicativo ou não, ele deve saber mostrar os diferencias. Analise friamente se ele compartilha dos valores da sua farmácia.

6- Quando começar o trabalho, não jogue o colaborador novo aos leões. Existe um processo de treinamento - 30, 60, 90 dias - até que ele esteja bem treinado. Neste tempo ensine, treine e acompanhe ele na função

7- 90 dias é o tempo de experiência, sendo assim, dê feedbacks, aproveite para colocar o trem nos trilhos neste período, que serve para isso.

Nós estimulamos os colaboradores a fazerem testes, não bloqueamos as ideias deles e, mesmo que sejam ruins, a gente ouve e agradece. Nós criamos um quadro de valores e um deles é que todos os departamentos têm que saber atender o cliente, portanto até os nossos “lobos” tem um estímulo a serem gatos em alguns momentos, então devemos estimular o poder de comunicação neles.

Tentamos trabalhar a cultura de ser uma empresa leve, uma família e que nós tenhamos a ciência que não temos departamentos. Somos todos Consulfarma e se todos nós fizermos a nossa função, vamos melhorar no dia a dia.

Espero que esse texto possa ter acendido uma luz em você e que você consiga melhorar o seu ambiente corporativo para ter colaboradores que trabalhem para o sucesso da sua farmácia.

Autor(a)

Neto Montagnini
Neto Montagnini
Diretor de Negócios da Consulfarma

Diretor Comercial da Consulfarma. Especialista em Relacionamento Organizacional atuando há vários anos no mercado magistral com consultoria de propaganda médica. Organizador do Congresso Consulfarma, idealizador do Simpósio de Empreendedorismo Magistral e do Congresso Hi-Nutrition. Atuou na área de Visitação Médica, Industria Farmacêutica e Dermocosmética.

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