Saffron nas Doenças Oculares Neurodegenerativas

Estudos Científicos
15/abr/2024

Efeitos Anti-Inflamatórios e Antioxidantes que Reduzem a Neurodegeneração


Crocus sativus nas Doenças Oculares

Auxilia na Diminuição dos Sintomas Associados com essas Patologias

 

As doenças oculares neurodegenerativas, como glaucoma, degeneração macular relacionada à idade (DMRI), retinite pigmentosa e retinopatia diabética, são as principais causas de cegueira irreversível no mundo. Nessas patologias, os mecanismos que induzem a morte neuronal ainda não foram esclarecidos, mas até o momento acredita-se que eles compartilham alguns mecanismos:

 

Ø  Comprometimento da função mitocondrial;

Ø  Disfunção do sistema ubiquitina-proteassoma;

Ø  Acúmulo de proteínas dobradas e excitotoxicidade do glutamato;

Ø  Estresse oxidativo;

Ø  Ativação de células gliais;

Ø  Processo inflamatório.

 

Crocus sativus

O Crocus sativus é uma planta pertencente à família Iridaceae, utilizado na preparação de alimentos desde os tempos antigos. Nos estigmas do C. sativus, é possível encontrar mais de 100 metabólitos, incluindo isômeros de carotenoides (a-crocetina, glicosídeo crocina, pirocrocina e aglicona-safranal) e antioxidantes (zeaxantina, vitamina B12 e licopeno), que têm demonstrado diversos usos farmacológicos e terapêuticos, sendo que a crocetina e crocina são os principais componentes bioativos que favorecem os efeitos do saffron.

 

Saffron nas Doenças Oculares Neurodegenerativas

1.    Glaucoma

O glaucoma é uma doença neurodegenerativa associada à perda de células ganglionares da retina (CGR) e ativação microglial. O tratamento padrão objetiva o controle da pressão intraocular, mas, ocasionalmente, não impede a progressão da doença.


Entre os mecanismos do saffron avaliados em estudos prévios in vitro, estão a redução do comprometimento da retina parcialmente pela inibição de caspases, a diminuição da apoptose das células ganglionares da retina e reversão de alterações morfológicas em células da microglia (como diminuição da regulação de CX3CR1 e aumento da regulação de TNF-a, ciclo-oxigenase-2, óxido nítrico sintase indutível e IL-1ß). Além disso, a crocina e crocetina inibem a morte de CGR pela redução no número de células TUNEL positivas e 8-hidroxi-2-deoxiguanosina positivas, que são marcadores de estresse oxidativo.


2.      Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A DMRI é também uma doença ocular neurodegenerativa, na qual sua patogênese envolve inflamação crônica e estresse oxidativo. As alterações nas células fotorreceptoras e nas células epiteliais de pigmento retinal (RPE) são eventos precoces que causam perda da função visual.


A crocetina previne a diminuição das amplitudes de onda a e b do eletrorretinograma instantâneo, reduz o número de células TUNEL positivas na camada nuclear externa da retina e inibe uma diminuição na espessura dessa camada. Além disso, reduz a apoptose dos fotorreceptores pela supressão do aumento da atividade das caspases 3 e 9 após dano retinal. Estudos in vitro também demonstraram que o saffron diminuiu os danos relacionados com as doenças neurodegenerativas da retina.


3.    Retinopatia Diabética

A retinopatia diabética (RD) é uma das principais complicações do diabetes mellitus, relacionada a diferentes mecanismos etiopatogênicos, como estresse oxidativo, apoptose e inflamação, o que leva à degeneração e perda de CGR.


O saffron possui efeitos hipoglicêmicos, devido à sua capacidade de inibir as vias fisiopatológicas relacionadas a resistência à insulina, como o estresse oxidativo e inflamação.




 


Estudo Demonstra

Tem sido indicado que a suplementação de saffron pode exercer efeitos benéficos nas doenças neurodegenerativas e outras desordens oculares. Por isso, pesquisadores conduziram um estudo de revisão (FERNÁNDEZ-ALBARRAL; DE HOZ; RAMÍREZ; LÓPEZ-CUENCA et al., 2020). Pesquisas em animais e humanos demonstraram que a crocina é hidrolisada em crocetina durante o processo de absorção intestinal. Uma vez na circulação, a crocetina, devido à sua fraca ligação à albumina, atinge diferentes tecidos e pode atravessar a barreira hematoencefálica. Outros componentes presentes no Crocus sativus também atuam no auxílio do gerenciamento das doenças oculares.


 


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp