Pulsoterapia com Azatioprina em Pacientes com Psoríase Crônica em Placas

Estudos Científicos
21/ago/2023

Opção Eficaz em Pacientes com Contraindicações ao Metotrexato


Psoríase

Benefícios da Pulsoterapia com Azatioprina

 

 

A psoríase é uma doença imunológica crônica, complexa e com predisposição genética que resulta em grave prejuízo na qualidade de vida. A doença tem curso remitente e recidivante, apesar do tratamento, com morbidade significativa.


Azatioprina

É um agente imunossupressor que tem demonstrado benefícios na psoríase vulgar extensa. É usada principalmente em pacientes que não toleram metotrexato ou desenvolvem efeitos colaterais a ele.


Seus metabólitos (monofosfato de 6-tioguanina) são estruturalmente semelhantes às purinas endógenas e são incorporados ao DNA e ao RNA, inibindo o metabolismo das purinas e a divisão celular


Quer formulações para tratamento de Psoríase? Clique aqui e alavanque sua farmácia de manipulação!


Pulsoterpia

 

A pulsoterapia com fármacos como corticosteroides e azatioprina tem sido usada em muitos distúrbios imunoinflamatórios:

 

ü  Doses suprafarmacológicas de um medicamento são administradas periodicamente em um intervalo de tempo fixo, o que induz uma inibição intensa do sistema imunológico que resulta em melhor eficácia clínica e efeitos adversos reduzidos (AEs). Além disso, a frequência reduzida de administração de azatioprina melhora a adesão do paciente e o custo da terapia.


Estudo Comprova

O objetivo desse estudo randomizado e controlado foi comparar a eficácia e segurança de doses pulsadas semanais de azatioprina e metotrexato para o tratamento da psoríase crônica em placas


Resultados

ü  No geral, 48 pacientes alcançaram Psoriasis Area and Severity Index (PASI) 75, enquanto 36 e 59 pacientes alcançaram PASI 100 e 50, respectivamente;

ü  Na análise de intenção de tratar, o PASI =75 foi alcançado em 47,5% dos pacientes no grupo 1 em comparação com 85% dos pacientes no grupo 2 (p <0,001);

ü  No entanto, na análise por protocolo, o PASI =75 foi alcançado em 86% dos pacientes no grupo 1 e 92% dos pacientes no grupo 2 (p = 0,497);

ü  Os efeitos adversos clínicos e bioquímicos menores foram observados em ambos os grupos, que eram comparáveis;

ü  Um paciente do grupo 1 e 4 do grupo 2 tiveram recidiva durante o acompanhamento.

 

Conclusão

A administração de azatioprina em pulso semanal parece ser benéfico no tratamento da psoríase crônica em placas. Portanto, pode ser útil como opção terapêutica em pacientes com contraindicação ao metotrexato ou outros agentes semelhantes nessa doença. 

 

 

Referências bibliográficas

BADAD, A.; BADAD, S. Efficacy and safety of azathioprine in psoriasis. International Journal of Research in Dermatology, 5, 05/14 2019.


VERMA, K. K.; KUMAR, P.; BHARI, N.; GUPTA, S. et al. Azathioprine weekly pulse versus methotrexate for the treatment of chronic plaque psoriasis: A randomized controlled trial. Indian J Dermatol Venereol Leprol, p. 1-6, Mar 12 2021.

 

VERMA, P.; VERMA, K. K.; KHANNA, N.; GUPTA, S. et al. Effectiveness of weekly azathioprine pulse in the treatment of chronic plaque psoriasis: an open-label study. Clin Exp Dermatol, 41, n. 7, p. 717-722, Oct 2016.


Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp