Probióticos Melhoram os Parâmetros Inflamatórios Associados à Dermatite Atópica

Estudos Científicos
07/jul/2021

Confira os resultados do uso de probióticos em pacientes com DA


Patogenia da Dermatite Atópica e o Uso de Probióticos

Restauração do Sistema Imune e Melhora da Barreira Intestinal

A dermatite atópica é uma doença inflamatória crônica ou recidivante da pele, que tem início na primeira infância, com períodos de exacerbações, alternando com remissão em vários graus. Todos os grupos etários são afetados, no entanto, entre lactentes e crianças predomina-se a forma aguda da doença com a presença de eritema, prurido intenso e bolhas que, em geral, aparecem no couro cabeludo, face, se estendendo para superfícies dos membros superiores e inferiores. Sintomas característicos incluem pele ressecada e prurido, o que causa escoriações no tecido, afetando, substancialmente, a qualidade de vida do paciente e seus familiares. 

A doença está associada a uma disfunção na barreira da pele e das células de resposta inflamatória, bem como o desequilíbrio das citocinas perfil Th1/Th2, com ativação predominante das citocinas Th2, resultando em aumento dos níveis de imunoglobulina IgE sérica total e o aumento de eosinófilos na circulação.

A resposta imune tipo T-helper 2 (Th2) resulta em desequilíbrio imunológico que pode acarretar no desenvolvimento da dermatite atópica, elevação da IgE e interleucinas inflamatórias. A integridade da barreira cutânea também contribui para o desenvolvimento da dermatite atópica. Os sintomas clínicos da dermatite atópica incluem: eritema, exsudato, escoriação, liquefação, edema e pápulas. Os corticosteroides são comumente usados no tratamento dessa doença, porém pode causar sérias reações adversas.

Probióticos e Dermatite Atópica

Dentre as várias utilidades dos probióticos, pode-se citar a capacidade de equilibrar a microbiota intestinal, restaurando a permeabilidade intestinal normal, melhorar a função imunológica da barreira intestinal e diminuir a produção de citocinas pró-inflamatórias. Além disso, sugere-se que os efeitos benéficos de probióticos contra doenças atópicas estejam associados com a estimulação dos receptores Toll-like (TLRs). As células epiteliais do intestino produzem vários receptores padrões de reconhecimento aos antígenos microbianos, também chamados de padrões moleculares associados a patógenos (PAMPs). Além disso, os probióticos melhoram a barreira da mucosa intestinal, impedindo a passagem dos antígenos para a corrente sanguínea. A modulação direta do sistema imunológico pode ser secundária à indução de citocinas anti-inflamatórias ou pelo aumento da produção de IgA secretora.


Estudo Comprova

Probióticos Melhoram os Parâmetros Inflamatórios Associados a Dermatite Atópica

Fang et al. 2019 avaliaram se a suplementação com probióticos reduz os sintomas clínicos, melhora a resposta imune e modula positivamente a microbiota intestinal em pacientes com dermatite atópica.  

Resultados:

  • A suplementação probiótica diminuiu os escores que medem a atividade da doença (SCORAD) e aumentou os níveis séricos de IL-10 (citocina anti-inflamatória);
  • A suplementação probiótica também influenciou a diversidade de micro-organismos não patogênicos no intestino, com aumento dos Bacteroidetes.

Conclusão:

O estudo concluiu que a suplementação probiótica equilibrou a microbiota intestinal e também regulou a resposta imune no hospedeiro o que acarretou na diminuição dos escores do SCORAD e melhorou a qualidade de vida dos pacientes com dermatite atópica (DLQI).


Referências:

Fang, Z. et al. Probiotics modulate the gut microbiota composition and immune responses in patients with atopic dermatitis: a pilot study. Eur J Nutr. 2019 Jul 24.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp