Posbióticos Prebiótico - Probiótico na Dermatologia e estética

Bom Dia Ciência
22/ago/2022


Olá meus Amigos! Boa noite!


Alterar o microbioma cutâneo é algo que fazemos há anos, desde que começamos a aplicar produtos em nossas peles. A diferença é que antigamente sequer sabíamos que estávamos alterando os seres que habitam nossa pele e sequer sabíamos quem eram os habitantes.


Atualmente o termo “modulação de microbioma” já é uma realidade e já faz alguns anos que a indústria de ingredientes tem lançado ativos que atuam nessa categoria.


Primeiro deixa eu te ajudar a entender alguns termos relacionados com o que citei acima:


• Prebiótico: ativo adicionado no cosmético para servir de substrato ou para interagir de alguma forma com os probióticos, que são os microrganismos que habitam a pele.

• Posbióticos: produto da interação citada acima que podem ser enzimas, peptídeos, ácidos, exopolissacarídeos, bacteriocinas entre outros.


Além disso, os cientistas têm feito muitas publicações sobre os mapeamentos dos microrganismos classificando por região de pele, por localização geográfica e por idade.


Os microrganismos também estão sendo classificados como benéficos e outros como não benéficos e assim sabemos que vários ativos podem ser usados para modular essas bactérias. Deixar crescer o que faz bem pra nossa pele e reduzir aqueles que não são benéficos.


Por isso recomendo esse estudo, que esclarece uma série de dúvidas em relação ao tema.


Atualmente temos vários ativos no mercado com eficácia comprovada. 


Abraços e bons estudos!

Lucas Portilho

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp