Portulaca no Pós peeling

Bom Dia Ciência
22/ago/2022


Bom dia meus Amigos! Espero que estejam todos bem!


O estudo que trago hoje é novo, mas o ativo é antigo! E muito conhecido na dermatologia e estética.


Trata-se do Portulaca. Em ativo com ação calmante e suavizante.

Este estudo novíssimo publicado por chineses avaliou substâncias ativas para ajudar a aliviar os sintomas causados pelo aumento da fotossensibilidade após o peeling de alfa hidroxiácido, mais especificamente do glicólico.


Eles realizaram um questionário com 66 pacientes que receberam terapia de peeling ácido glicólico para entender se existia aumento da fotossensibilidade e seus sintomas específicos. Foi verificado que o aumento da fotossensibilidade após o peeling de glicólico.


Além disso, avaliaram a expressão de KLK7, FLG, IL-1ß e IL-8 para correlacionar danos à barreira da pele e inflamação induzida por glicólico e UVB e os efeitos de alívio do extrato de Portulaca oleracea.


Os resultados mostraram que 6,06% das pessoas ficaram mais sensíveis à luz solar após o peeling de glicólico do que antes.


A exposição combinada de glicólico e UVB reduziu a KLK7 e filagrina, que significa dano de barreira e aumentou citocinas inflamatórias de IL-1ß e IL-8.


O extrato de Portulaca oleracea inibiu a redução de filagrina e aumentou a expressão de KLK7, além de reduzir IL-1ß e IL-8 causada pela exposição combinada.


Portando aprendemos aqui que peeling com alfa hidroxiácido, após o paciente se expor ao UVB, a pele fica mais sensibilizada e dados de barreira cutânea podem ocorrer. Isso sem dúvida prejudica o resultado final do peeling, que é deixar a pele mais jovem.


Uma formulação pós home care com Portulaca pra ajudar.


Portulaca__________2%

Physasun_________0,5%

Glicerina___________5%

Manteiga de karité __5%

Creme livre de fragrância qsp 50g

Abraços!


Lucas Portilho

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp