Peeling de Ácido Pirúvico ou de Ácido Azeláico na Acne Vulgaris Leve

Estudos Científicos
23/nov/2021

Reduz a Severidade dos Sintomas da Acne, Oleosidade e Descamação da Pele


Peeling na Acne

Eficácia do Ácido Pirúvico e Ácido Azeláico


O peeling químico tem como objetivo remover a pele lesada do rosto de forma controlada a fim de suavizar e melhorar sua textura. Esse efeito também é obtido estimulando uma resposta de cicatrização de feridas. A derme se torna mais espessa como resultado do aumento dos fatores de crescimento e da produção de colágeno causada por lesão química.


Ácido Pirúvico


É um a-ceto-ácido com várias propriedades ceratolíticas, antimicrobianas e sebostáticas, bem como capacidade de estimular a formação de novo colágeno e fibras elásticas.


Mecanismo de ação

1.    Causa a separação dermoepidérmica;

2.    Aumenta a produção de colágeno, fibras elásticas e glicoproteínas;

3.    Atividade antimicrobiana.


Indicação

Agente de peeling médio em indivíduos com acne inflamatória, cicatrizes de acne moderada, pele oleosa, ceratose actínica e verrugas.

 

Útil no fotodano, cicatrizes superficiais e distúrbios pigmentares em pacientes com pele clara.


Ácido Azeláico


Ácido C9-dicarboxílico saturado de ocorrência natural, que é eficaz no tratamento da acne.


Mecanismo de ação

1. Propriedade antibacteriana que afeta diversos microrganismos cutâneos, inibindo a síntese de proteínas celulares em microrganismos aeróbios e anaeróbios, como P. acnes e S. epidermidis;

2. Antioxidante, no qual inibe a produção de radicais livres com neutrófilos, especialmente no melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória.




Estudo Comprova

Peeling de Ácido Azeláico e de Ácido Pirúvico são Eficazes na Acne Leve

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar as diferenças na eficácia dos peelings de ácido azeláico e ácido pirúvico no tratamento da acne vulgaris (CHILICKA; ROGOWSKA; SZYGULA; DZIENDZIORA-URBINSKA et al., 2020)


Resultados:

 

ü  A avaliação clínica dos pacientes demonstrou uma redução significativa da severidade dos sintomas da acne em ambos os grupos, após as sessões de peeling;

ü  Também foi encontrado um efeito em termos de diminuição da descamação e da oleosidade da pele;

ü  O peeling de ácido pirúvico mostrou maior redução da oleosidade da pele.

 

Conclusão:

Após seis sessões de peeling usando ácido pirúvico ou ácido azeláico, todos os pacientes apresentaram melhora dos parâmetros da pele em termos de redução da oleosidade e descamação. Ambos os peelings são seguros e eficazes na acne leve, entretanto, durante a seleção de um dos dois ácidos, os efeitos colaterais, as propriedades da pele e as preferências do paciente devem ser levados em consideração. Após seis sessões de peeling usando ácido pirúvico ou ácido azeláico, todos os pacientes apresentaram melhora dos parâmetros da pele em termos de redução da oleosidade e descamação. Ambos os peelings são seguros e eficazes na acne leve, entretanto, durante a seleção de um dos dois ácidos, os efeitos colaterais, as propriedades da pele e as preferências do paciente devem ser levados em consideração.


Referências

CHILICKA, K.; ROGOWSKA, A. M.; SZYGULA, R.; DZIENDZIORA-URBINSKA, I. et al. A comparison of the effectiveness of azelaic and pyruvic acid peels in the treatment of female adult acne: a randomized controlled trial. Scientific reports, 10, n. 1, p. 12612-12612, 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp