Peeling de Ácido Ferúlico Associado ao Microagulhamento no Fotoenvelhecimento

Estudos Científicos
30/nov/2021

Promove Efeito Hidratante, Antieritema, Redução da melanina e Melhora da Elasticidade da Pele


Fotoenvelhecimento

Benefícios do Ácido Ferúlico


O envelhecimento é um processo biológico natural que ocorre no corpo humano, o qual depende do tempo, levando a mudanças graduais na estrutura e função dos tecidos. Além disso, é um fenômeno complexo no qual vários mecanismos operam simultaneamente. Estes incluem:

 

Ø  Acúmulo de mutações;

Ø  Acúmulo de metabólitos tóxicos;

Ø  Privação hormonal;

Ø  Aumento dos danos oxidativos devido à produção de radicais livres;

Ø  Formação de ligações cruzadas entre moléculas, causando alterações das propriedades biológicas e biomecânicas dos tecidos (GOLDBERG; MRAZ-ROBINSON; GRANGER, 2020).

A radiação Solar UV é um dos fatores externos mais comuns que contribuem para o envelhecimento da pele.


Ácido Ferúlico

Ácido ferúlico encontrado em várias plantas, com atividade anti-inflamatória, neutralizadora de radicais livres, promove proteção antioxidante e habilidade de absorção de raios UV. Dessa, forma, pode prevenir e reduzir o dano foto-oxidativo da pele, incluindo perda de elasticidade, rugas, desidratação e hiperpigmentação


A passagem de substâncias ativas através da barreira epidérmica pode ser limitada. Além disso, o uso de ácido ferúlico em formulações cosméticas pode ser limitado por sua tendência a ser rapidamente oxidado. Para aumentar a absorção do peeling de ácido ferúlico, sugeriu-se o microagulhamento.



Estudo Comprova

Peeling de Ácido Ferúlico Combinado com Microagulhamento é Eficaz no Fotoenvelhecimento

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia do peeling de ácido ferúlico combinado com microagulhamento no fotoenvelhecimento facial (KAMILA; HELENA, 2020).



Resultados:

 

- A avaliação objetiva mostrou melhora estatisticamente significativa em todos os parâmetros avaliados da pele após a aplicação do peeling de ácido ferúlico, bem como peeling de ácido ferúlico seguido de microagulhamento;

- A terapia combinada mostrou melhora significativamente maior, especialmente na elasticidade da pele, em comparação com o peeling administrado sozinho.

 

Conclusão:

 

O ácido ferúlico possui atividade clareadora, antieritema, significativa, além de promover suavização e hidratação da pele. Quando combinado com o microagulhamento, a eficiência é aumentada, principalmente no que diz respeito à elasticidade.


Referências

KAMILA, M. Z.; HELENA, R. The effectiveness of ferulic acid and microneedling in reducing signs of photoaging: A split-face comparative study. Dermatol Ther, p. e14000, Jul 11 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp