PEA é Eficaz no Granuloma Eosinofílico e Placa Eosinofílica

Estudos Científicos
08/jul/2021

Confira o estudo que avaliou a ação do composto lipídico nos gatos


Complexo Granuloma Eosinófilo

Benefícios do PEA

O Complexo Granuloma Eosinófilo (CGE) felino engloba placa, úlcera e granuloma eosinofílico, afora a hipersensibilidade a picada de mosquitos. Não há predisposição segundo definição de raça, sexo ou faixa etária.

Etiologia:

®   Alérgica: aéreo ou trofoalérgico;

®  Ecto: pulgas, mosquitos e endoparasitas;

®  Química: contactantes irritante;

®   Corpos estranhos: ácaros ou insetos fragmentados;

®   Infecciosa: bactérias multiplicando-se na pele de gatos;

®  Genética;

®   Ectoparasitária: Cheyletiella sp, Otodectes sp, Notoedres sp;

®   Idiopática (LARSSON, 2020).


Há inúmeros quadros diferentes de CGE de etiologia autoimune, neoplásica, viral, bacteriana e fúngica.  A etiopatogenia ainda é bastante controvérsia.

Os protocolos de controle envolvem o controle das enfermidades de base, a antibioticoterapia, a corticoidoterapia, e o emprego de imunomoduladores.

PEA

A palmitoiletanolamida (PEA) é um composto lipídico de ocorrência natural com efeitos antialérgicos e anti-inflamatórios. No nível celular, a PEA é conhecida por modular as células (incluindo mastócitos da pele, queratinócitos, macrófagos e células T pró-inflamatórias).

A PEA é produzida localmente “sob demanda” em vários tecidos de mamíferos como uma solução pro-resolução. Sabe-se que os efeitos antialérgicos e anti-inflamatórios da PEA são mediados por vários receptores, incluindo o receptor ativado por proliferador de peroxissomo (PPAR)-a e os receptores canabinóides tipo 1 e 2 (CB1, CB2). Curiosamente, sua expressão é aumentada na pele de gatos com dermatite de hipersensibilidade, sugerindo que esses receptores podem representar novos alvos terapêuticos para alergia felina (NOLI; DELLA VALLE; MIOLO; MEDORI et al., 2019).


Estudo Comprova

PEA é Eficaz no Granuloma Eosinofílico e Placa Eosinofílica

Quinze gatos com granuloma eosinofílico ou placa eosinofílica receberam durante um mês PEA micronizado. 

à O PEA micronizado diminui a degranulação de mastócitos por meio de um mecanismo mediado por receptor;

à Nenhuma outra droga foi permitida e os gatos foram mantidos livres de parasitas durante o estudo;

à Uma avaliação clínica e biópsias de pele foram realizadas antes e após o tratamento;

à A melhora clínica foi avaliada aos 15 e 30 dias;

à Os números de mastócitos foram contados e seu conteúdo granular foi avaliado por análise densitometria em cortes corados com azul de toluidina antes e após o tratamento

Resultados:

ü  Dez dos 15 gatos (67%) apresentaram melhora clínica de sinais e lesões;

ü  Não houve diferença significativa entre os números de mastócitos nas biópsias de pele realizadas antes e após o julgamento, enquanto o número de grânulos aumentou significativamente (P <0,009).

Conclusão:

Este estudo piloto sugere que o PEA micronizado pode ser uma droga útil para o tratamento de granuloma eosinofílico e placa eosinofílica (SCARAMPELLA; ABRAMO; NOLI, 2001).


Estudo Comprova

PEA é Eficaz da NFHD

A dermatite alérgica felina (também conhecida como dermatite de hipersensibilidade, DH) é uma doença inflamatória crônica da pele, não curável e causa frequente de excesso de aliciamento, arranhões e lesões na pele.

Estudo:

Este estudo foi desenhado como um ensaio clínico, randomizado, multicêntrico, duplo-cego e controlado por placebo (ECR). O estudo não precisou ser avaliado quanto a padrões éticos nos termos do Decreto do Ministério da Saúde italiano de 12 de novembro de 2011 (testes clínicos de medicamentos veterinários) porque a PEA é classificada como matéria-prima (e não como medicamento veterinário) de acordo com o Regulamento (CE) n. 767/2009 (NOLI; DELLA VALLE; MIOLO; MEDORI et al., 2019).

 Resultados:

ü  Os resultados do presente estudo mostram que a suplementação dietética de PEA em gatos com NFHD atrasou a recaída e melhorou o efeito antiprurítico de um curto curso de terapia padrão. Embora seja necessário fazer mais trabalhos em um número maior de gatos, os resultados sugerem que o PEA pode ser uma opção válida no manejo multimodal da NFHD felina.


Referências:

NOLI, C.; DELLA VALLE, M. F.; MIOLO, A.; MEDORI, C. et al. Effect of dietary supplementation with ultramicronized palmitoylethanolamide in maintaining remission in cats with nonflea hypersensitivity dermatitis: a double-blind, multicentre, randomized, placebo-controlled study. Veterinary Dermatology, 30, 06/01 2019.

SCARAMPELLA, F.; ABRAMO, F.; NOLI, C. Clinical and histological evaluation of an analogue of palmitoylethanolamide, PLR 120 (comicronized Palmidrol INN) in cats with eosinophilic granuloma and eosinophilic plaque: a pilot study. Vet Dermatol, 12, n. 1, p. 29-39, Feb 2001.


à Essa tecnologia pode ser encontrada em farmácias de  manipulação.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp