Os 5 Maiores Erros na Contratação de Vendedores

Gestão e Marketing
22/jan/2021

Saiba como contratar


Muitas farmácias de manipulação dizem buscar um vendedor para fazer o atendimento na expectativa de aumentar o faturamento, mas no momento mais crucial e decisivo que é anunciar a vaga, elas cometem o erro de anunciar como BALCONISTA ou ATENDENTE. A probabilidade dessa farmácia encontrar um vendedor é muito baixa e arrisco a dizer que é quase zero. Se você quer alguém para atender com excelência e aproveitar as melhores oportunidades que o seu negócio tem a oferecer, então, seja claro e objetivo no momento de anunciar a vaga. Com essa simples dica, suas chances de sucesso na contratação serão maiores.

Alguns clientes relatam que não conseguem faturar mais porque tiveram que demitir os vendedores que não estavam batendo as metas. Devido a isso, acabam acumulando funções; diminuindo ainda mais o faturamento. Conselho: se você tem um profissional que não está performando bem e precisa demiti-lo, ao invés de demitir de imediato, abra um processo seletivo e busque alguém baseado na sua missão, visão e valores. Entregue e treine esse novo colaborador até o ponto que ele consiga trabalhar sozinho, após esse processo, você poderá demitir sem grandes impactos na sua produtividade e faturamento.

Um erro fatal na contratação de um vendedor, ou melhor... essa dica vale para todas as funções da sua empresa: não apresentar de maneira clara os processos da sua empresa, não compartilhar os seus planos e sonhos. O fato de você não contar sua história faz com que o seu novo colaborador se sinta perdido e desmotivado logo de cara. Tão importante quanto apresentar sua empresa, é treinar cada um em sua função, deixando claro quais seus objetivos dentro de cada departamento.

É claro que você pode contratar e demitir alguém na hora que você quiser, mais vou ilustrar uma situação real que talvez você se identifique.

Imagine que amanhã a sua melhor amiga, aquela amiga de infância, até mesmo seu irmão ou um parentem pede um emprego à você e aí você acaba dando uma oportunidade. No decorrer dos dias, essa pessoa começa a atrasar, faltar e não se comprometer com os seus objetivos e nem mesmo honrar a oportunidade que você deu.

O que você faz? Se você demitir essa pessoa, pode gerar um transtorno que você nem imagina... você pode perder a amizade para sempre, ou pior: isso pode até abalar as suas estruturas familiares. Então, meu conselho é: NÃO CONTRATE essa pessoa. A menos que você tenha firmeza, uma estrutura emocional e psicológica forte e pulso firme no momento que precisar corrigir ou advertir essa pessoa.

Você já teve a sensação de contratar alguém que é muito "maior" que a vaga que você tem a oferecer? A pessoa tem um currículo invejável com várias formações, cursos complementares e experiências de trabalho fantásticas. Você nota que essa pessoa está no mercado há bastante tempo e precisa trabalhar de qualquer forma, mas a única vaga disponível no momento é a sua. O que fazer: contratar ou não contratar? Eis a questão. A menos que você esteja disponibilizando uma vaga temporária, meu conselho é: não contrate.

Infelizmente, essa pessoa entrará na sua empresa como um quebra galho ou um trampolim. E, no decorrer do tempo, essa pessoa com certeza irá se sentir desmotivada e depressiva, causando um grande problema para você e toda a sua equipe. Além disso, na primeira oportunidade, esse profissional vai te deixar a "ver navios" e te trazer um grande prejuízo.

Muito obrigado por ler esse conteúdo e pode ter certeza que ele foi escrito com muito amor para ajudar a sua farmácia prosperar 

Autor(a)

Thiago Guizelini
Thiago Guizelini
Expert da Consulfarma Resultados

Thiago Guizelini atua no mercado magistral há dez anos, com experiência de Gerente de Relacionamentos em empresa de grande porte e Gerente de Negócios da Consulfarma. Devido a projetos de suporte a chefes de departamento e empresários, fundou o seu próprio projeto em parceria com a Consulfarma: a Consulfarma Resultados. Com 7 anos de experiência atuando diretamente em gestão, análise e gestão de resultados, com sua metodologia já transformou a performance de dois departamentos em multinacional, equipes de vendas e farmácias nacionais.

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