Ômega-3 em Pacientes Tratados com Isotretinoína

Estudos Científicos
05/out/2023

Diminui os Efeitos Muco Cutâneos Associados com a Isotretinoína


Suplementação de Ômega-3 em Pacientes que Usam Isotretinoína

Auxilia na Diminuição dos Efeitos Adversos Associados com esse Fármaco

Apesar dos sérios efeitos adversos causados em alguns pacientes pelo uso de isotretinoína, este fármaco continua a ser uma alternativa para o tratamento de acne, por apresentar grande eficácia na remissão dos nódulos e fístulas inflamatórias da acne. Entre os efeitos adversos mais comuns da isotretinoína oral, a redução da hidratação, juntamente com um aumento na TEWL (transepidermal water loss) e do eritema durante o tratamento parecem ser os fatores cruciais responsáveis ??pelo desconforto do paciente.

 Queixas Mais Comuns dos Pacientes Sob Tratamento Com Isotretinoína Oral:

  • Queilite;
  • Secura da pele, da mucosa labial e nasal;
  • Eritema;
  • Prurido;
  • Descamação;
  • Atopia cutânea;
  • Aumento da TEWL.

 

Ômega-3 e Isotretinoína

Os metabólitos de ômega-3 apresentam efeitos anti-inflmatórios. Estudos prévios também demonstram que o ômega-3 apresenta efetividade na resolução de lesões eczematosas e na prevenção de doenças alérgicas. Estudos clínicos mais recentes têm demonstrado que a suplementação de ômega-3 é útil no manejo do olho seco. Estudos em modelos animais demonstram que o ômega-3 reduz a perda de água transepidermal (TWEL) e diminui os efeitos da xerose. 

 

Estudo Comprova

Esse estudo conduzido por Zainab et al. (2021) teve como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de ômega-3 na diminuição dos efeitos colaterais muco cutâneos devido ao uso oral da isotretinoína visando o tratamento da acne vulgaris. 


Resultados

Ø  Quarenta pacientes do estudo eram do sexo feminino e 20 eram do sexo masculino;

Ø  Dentre os efeitos colaterais associados com o uso da isotretinoína a queilite foi o mais comum com 58,3% seguindo do ressecamento labial com 55%;

Ø  De acordo com os resultados, foi observado que a queilite, o ressecamento labial e a xerose foram observadas de maneira mais significativas nos pacientes que receberam placebo quando comparado com os pacientes tratados com o ômega-3.

 

Conclusão

Os efeitos colaterais muco cutâneos são comuns nos pacientes com acne e tratados com isotretinoína oral. A queilite é o efeito adverso mais comum entre essa população. Esse estudo randomizado demonstrou que a suplementação com ômega-3 foi superior ao placebo na prevenção e tratamento da queilite, xerose e do ressecamento labial. 


Referências bibliográficas

ZAINAB, Z. et al. Effectiveness Of Oral Omega 3 In Reducing Mucocutaneous Side Effects Of Oral Isotretinoin In Patients With Acne Vulgaris. J Ayub Med Coll Abbottabad. 2021 Jan-Mar;33(1):60-63.


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp