Ômega-3 em Cães e Gatos

Estudos Científicos
30/ago/2023

Benefícios no Câncer e Tolerabilidade à Quimioterapia


Ômega-3

Benefícios no Câncer

O uso de nutracêuticos na prevenção e tratamento de doenças caninas e felinas vem aumentando em decorrência da maior conscientização dos médicos veterinários sobre seus efeitos. 


Ômega-3

EPA e DHA são dois tipos de ácidos graxos poliinsaturados ômega-3 (PUFAs) derivados do ácido alfa-linolênico (ALA) por meio de uma via metabólica que inclui o alongamento e a dessaturação da cadeia. Como sua bioconversão é muito limitada em cães e gatos, esses ácidos graxos ômega-3 precisam ser fornecidos ao animal por meio de sua dieta.

 

A suplementação de ácidos graxos ômega-3 também tem sido utilizada no tratamento adjuvante de doenças neoplásicas, porém, os estudos relatados nesses pacientes são mais escassos:


Presume-se atualmente que o benefício desses ácidos graxos se deve aos seus efeitos imunomoduladores e pouco inflamatórios devido à sua inibição competitiva da cascata do ácido araquidônico, cujos metabólitos finais (prostaglandinas, tromboxanos e leucotrienos) apresentam maior atividade pró-inflamatória.


Além disso, eles também são precursores de potentes mediadores anti-inflamatórios e pró-resolução. Os níveis circulantes aumentados de EPA e DHA também resultam na expressão diminuída de metaloproteinases de matriz (MMP's), interleucinas (IL-1 e IL-2), ciclooxigenase-2 (COX-2) e fator de necrose tumoral- a (TNF- a), aumentando seu efeito.


Também se sabe que os ácidos graxos ômega-3 podem melhorar a eficácia e tolerabilidade da quimioterapia. Relatórios anteriores mostraram que a supressão do fator nuclear-?B, a ativação de AMPK / SIRT1, a modulação da atividade da ciclooxigenase (COX) e a regulação positiva de novos mediadores lipídicos anti-inflamatórios, como protectinas, maresinas e resolvinas, são os principais mecanismos de efeito antineoplásico dos ácidos graxos ômega-3.


Estudos Comprovam

O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito terapêutico da suplementação de EPA e DHA em doenças de animais de companhia.


Resultados

ü  Um benefício terapêutico foi encontrado na dermatite alérgica canina, distúrbio capilar, ceratoconjuntivite seca, doença valvular e osteoartrite canina e felina;

ü  Cães com diagnóstico de insuficiência cardíaca crônica e linfoma e gatos com dermatite alérgica também parecem se beneficiar da suplementação com ácidos graxos ômega-3, mas estudos com melhor qualidade metodológica são necessários para fortalecer essa evidência.

 

Conclusão

A suplementação com EPA e DHA tem benefícios comprovados no tratamento adjuvante de várias doenças neoplásicas e não neoplásicas em cães e gatos. 

Referências bibliográficas

MAGALHÃES, T. R.; LOURENÇO, A. L.; GREGÓRIO, H.; QUEIROGA, F. L. Therapeutic Effect of EPA/DHA Supplementation in Neoplastic and Non-neoplastic Companion Animal Diseases: A Systematic Review. In Vivo, 35, n. 3, p. 1419-1436, May-Jun 2021.


 



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp