Ômega-3 como Adjuvante no Tratamento da Ceratoconjuntivite Seca Canina

Estudos Científicos
13/set/2023

Eficácia Demonstrada em Estudo


Ceratoconjuntivite Seca

Associação de Tacrolimus e Ômega-3

 

A ceratoconjuntivite seca (KCS) é um distúrbio oftálmico caracterizado pela diminuição da produção de lágrimas ou aumento da evaporação das lágrimas. A KCS tem natureza multifatorial, embora um mecanismo imunomediado pareça ser a principal etiologia. 


Causas

Entre as causas da kcs em cães estão predisposição racial, hipotireoidismo, medicamentos (atropina, sulfonamidas), excisão cirúrgica da terceira glândula palpebral, cinomose e, principalmente, fatores autoimunes.


Sinais Clínicos

à Secreção mucoide ou mucopurulenta, hiperemia conjuntival, pigmentação, vascularização e opacidade da córnea, blefarite, blefaroespasmo e, nos casos de maior gravidade, presença de úlcera de córnea.

 

Tratamento

Tacrolimus

Antibiótico macrolídeo isolado do Streptomyces tsukubaensis spp que possui ação imunomoduladoraOs efeitos observados com seu uso são a combinação de imunossupressão local, proliferação de células caliciformes e efeitos anti-inflamatórios.


Ômega-3

Estudos recentes em humanos  e animais ??mostraram bons resultados no controle do olho seco com o uso dos ácidos graxos essenciais, ?-3 e ?-6, devido à sua capacidade de produzir mediadores anti-inflamatórios. O óleo de peixe de peixes de água fria é uma fonte importante de ?-3.

O epa desempenha um importante papel antiinflamatório, enquanto o dha contribui para a função e o desenvolvimento da retina e do cérebro . Além do epa e do dha, o ?-3 é um precursor de mediadores lipídicos, como as resolvinas e as proteinas, que possuem ações anti-inflamatórias e imunomoduladoras.


 

Estudo Comprova

Esse estudo teve como objetivo comparar a eficácia do tacrolimus 0,03% tópico associado ao ômega 3 oral, com diferentes proporções de ácido eicosapentaenoico (EPA), ácidos docosa-hexaenoicos (DHA) e antioxidantes, como adjuvante no tratamento de cães acometidos por ceratoconjuntivite seca.


Resultados

ü  Houve uma melhora significativa nos sinais clínicos em ambos os grupos;

ü  No tempo de ruptura do filme lacrimal todos os grupos apresentaram aumento no decorrer do tratamento, sendo que o grupo 2 foi o que apresentou melhor resultado em todos momentos quando comparado aos demais grupos;

ü  Ao final do experimento, os grupos 1, 2 e 3 apresentaram na análise citológica, diminuição de linfócitos, neutrófilos, células metaplásicas e escamosas, e na análise histopatológica, diminuição de linfócitos e neutrófilos e aumento das células caliciformes, com o grupo 2 com melhor desempenho.

 

Conclusão

O tratamento oral com ômega-3 contendo uma maior proporção de EPA do que o DHA aumentou a eficácia do tacrolimus tópico 0,03% no tratamento de ceratoconjuntivite seca em cães.


Referências bibliográficas

MAGALHÃES, T. R.; LOURENÇO, A. L.; GREGÓRIO, H.; QUEIROGA, F. L. Therapeutic Effect of EPA/DHA Supplementation in Neoplastic and Non-neoplastic Companion Animal Diseases: A Systematic Review. In Vivo, 35, n. 3, p. 1419-1436, May-Jun 2021.

 

SILVA, D. A. Uso do ômega 3 oral em diferentes proporções de EPA e DHA associado com antioxidantes como adjuvante no tratamento de ceratoconjuntivite seca em cães. Brasil 2018.



Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp