O Desempenho das Farmácias de Manipulação na Crise

Gestão e Marketing
02/jun/2016


Ouvimos diariamente que a economia está passando por tempos difíceis ... E, em grande parte, os meios de comunicação fazem desse assunto temas sensacionalistas. Dentro disso, é comum ouvir comentários de que as pequenas e médias empresas estão passando por momentos complicados.

Você, do mercado magistral, também pensa assim?

O que fazer quanto a isso?

Se suas vendas diminuíram, então esta é uma oportunidade fantástica para fazer o que outros não estão fazendo: INTENSIFICAR SUA ATIVIDADE DE MARKETING!

Não se esqueça de que o seu sucesso empresarial dependerá muito das escolhas que você faz.

 

É certo que não queremos fechar os olhos à situação atual da economia e que as coisas podem piorar. Mas algo surpreende é que, apesar da  crise,  muitas empresas estão no seu melhor momento.

O que elas estão fazendo que os demais não fazem? Será que estão apenas com “boa sorte”? Por que será que elas têm tanta sorte assim?

Será que a boa sorte não vem das ações que elas realizam? Planejamento, educação, treinamento, marketing eficaz, atendimento ao cliente, e assim por diante?

Em momentos como os que estamos vivendo, pergunte-se: Quero ser como a maioria ou quero ser como os grandes players?

 

Se você decidir ser proativo, notará que há uma grande quantidade de ferramentas que farão seu marketing farmacêutico dar o resultado que você espera e deseja.

Portanto, de modo honesto, pergunte-se: posso fazer grandes coisas para posicionar melhor minha farmácia no mercado?

Se a resposta for sim, então a falta de ação e conhecimento são os principais obstáculos, não a economia.

 

Algumas dicas para ajudar você:

 

1)            Defina o que faz sua farmácia ser diferente dos concorrentes.

                Se você sabe isso, permita que seus consumidores também o sintam e vivam essa experiência através de seus produtos e serviços.

 

2)            Teste e meça seu marketing.

                Você precisa saber o que funciona e o que não funciona. Assim, você não gastará dinheiro onde não haverá retorno, e sim somente onde oferece respostas ao seu negócio.

 

3)            Identifique seu mercado-alvo.

                A sua farmácia tem um segmento como principal? Ainda que você tenha mais um segmento como mercado-alvo, cada uma de suas estratégias de marketing precisa ser dirigida àquele mercado específico. De outra forma, você não obterá os resultados que espera e gostaria.

 

4)            Aumente seus conhecimentos.

                Atualize-se, leia livros, vá a seminários e congressos, faça cursos de formação, etc.

 

Lembre-se: você é o ativo mais importante de sua farmácia de manipulação.


Autor(a)

João Sergio Moreira
João Sergio Moreira
Químico Especialista em Negócios

Com formação acadêmica em Química Industrial, desenvolveu-se na área comercial onde adquiriu toda sua experiência em vendas, negociações, marketing, formação e treinamento de equipe, organização de eventos corporativos. Palestrante, atou por 10 anos como Diretor Comercial. Empresário do ramo desde 1995. Coach de Negócios da Pitcher Coaching.

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