Novas Tendências em Tratamentos para Melasma: Uma Visão Atualizada

Estudos Científicos
03/jan/2024


O melasma é uma condição caracterizada por manchas escuras na pele, frequentemente afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Comum, mas muitas vezes difícil de tratar, o melasma desafia tanto pacientes quanto especialistas e se caracteriza como uma disfunção que possui gerenciamento e não cura. 

Historicamente, o melasma tem sido tratado com cremes tópicos contendo hidroquinona, ácido azelaico, e retinoides, além de procedimentos como peelings químicos, microagulhamento ou tecnologias mais avançadas como laser. Embora eficazes para alguns, esses métodos podem ter limitações e efeitos colaterais.

Recentemente, a tecnologia tem desempenhado um papel fundamental, com tratamentos a laser como por exemplo a utilização do laser Lavieen®, oferecendo resultados promissores com respaldo na literatura cientifica inclusive sendo utilizado para Drug-delivery de ativos cosmecêuticos. 

As terapias fotodinâmicas estão evoluindo cada vez mais no segmento de tratamento de Hipercromias um outro exemplo de tecnologia empregada é o Laser Pastelle® que utiliza a tecnologia “Q-Switched ND:YAG”, conhecida por sua eficácia na redução da pigmentação e no tratamento de lesões pigmentadas, dada essa característica o cromóforo (alvo do laser) são pigmentos logo a melanina é atingida, de tal forma ele corrobora para o clareamento de manchas. 


Abordagens Farmacológicas Sistêmicas 

A Farmacologia e a Nutrição não ficam para trás, para o sucesso do tratamento e gerenciamento do melasma é fundamental que profissional em questão tenha uma visão integrativa do paciente e compreenda que o melasma é um indicativo de um paciente inflamado e com uma alta taxa de processos oxidativos. 

Para tanto uma das ferramentas disponíveis no segmento de medicina personalizada é a utilização de recursos endógenos para modulação de parâmetros fisiológicos. Um dos exemplos de ativos podem sem empregados nesses pacientes são: Glutationa, Polypodium Leucotomos, Vitamina C, Ácido Tranexâmico, Pycnogenol, Omega-3, Vitamina E, Licopeno, Curcumina, Resveratrol e diversos outros ativos. 

Vale salientar que a prescrição desses e outros ativos deve ser acompanhada por profissionais prescritores respectivamente habilitados em seus conselhos profissionais como Médicos, Farmacêuticos e Nutricionistas. 


Importância da Personalização no Tratamento

Cada caso de melasma é único, e a personalização do tratamento é crucial. A escolha do tratamento pode depender de fatores como genética e tipo de pele, enfatizando a importância de uma abordagem individualizada e uma visão integrativa do profissional. 


Prevenção e Cuidados Contínuos

A prevenção continua sendo uma parte essencial do manejo do melasma, com a proteção solar diária sendo a principal defesa com preferência de altos FPS e alta cobertura de maquiagem (filtros solares com cor). Além disso, cuidados regulares e consistentes com a pele são vitais para manter o melasma sob controle.

Você já pensou em se tornar um especialista no tratamento e gerenciamento de diversas disfunções de pele como o melasma, venha conhecer nossos cursos de especialização lato sensu e nossos cursos livres. 


 


Autor(a)

Samir Tannuri
Samir Tannuri
Pesquisador

Pesquisador acadêmico, Integrante da equipe de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação (PD&I) da Consulfarma, palestrante no segmento da estética e desenvolvimento de novos produtos, Professor do Instituto de Cosmetologia - (iCosmetologia). Com expertise em desenvolvimentos de produtos cosméticos, dermatológicos, nutricionais e veterinários. Graduando em Farmácia e Nutrição, aluno bolsista de iniciação científica da Universidade São Francisco e monitor de Cosmetologia - (USF), Aluno programa de Iniciação Cientifica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas - (UNICAMP).


  • Farmacotécnica
  • Transformando Manipuladores em Formuladores
  • P&D para Cosmetologia, Nutrição, Veterinária e Especialidades
  • Solubilização de Fórmulas
  • Rotina no Laboratório

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp