Nova Opção para o Gerenciamento da Ceratose Actínica

Estudos Científicos
16/mai/2022

Solução de Hidróxido de Potássio Melhora a Resposta Clínica e Dermatoscópica dos Pacientes


Ceratose Actínica

Nova Opção de Tratamento

 

A ceratose actínica consiste na proliferação intradérmica de queratinócitos histologicamente atípicos em uma área da pele que foi cronicamente danificada pela exposição à luz ultravioleta.


Das lesões pré-cancerosas, a que ocorre com mais frequência é a ceratose actínica, que se torna maligna em um percentual variável de 20 a 25% dos casos.

 

Fatores Desencadeantes

A ceratose actínica ocorre principalmente em caucasianos que estão cronicamente expostos à radiação solar e identifica os grupos de risco para desenvolvimento de câncer de pele.

 

Também influem no aparecimento dessas lesões fatores como:


®     Idade;

®     Sexo;

®     Grupo étnico;

®     Hábito de fumar;

®     Abuso de álcool;

®     Entre outros.

 

Nova Opção de Tratamento

Hidróxido de Potássio Agente queratolítico, usado no tratamento de lesões da pele, como verrugas, molusculo contagioso e calo plantar. Devido a sua natureza alcalina, pode facilmente dissolver a queratina e penetrar a pele.




Estudo Comprova

Hidróxido de Potássio como Alternativa Eficaz na Ceratose Actínica

 

Esse estudo teve como objetivo avaliar a eficácia e segurança do creme tópico de 5- fluorouracil (5-FU) e hidróxido de potássio 5% (KOH) no tratamento da ceratose actínica (SALEHI FARID; NIKNAM; GHOLAMI; TAVAKOLPOUR et al., 2020).


Resultados:

ü  Após um mês, o KOH mostrou uma melhor resposta clínica (81% vs. 58%) e resposta dermatoscópica (KOH, 65% vs. 5-FU, 46%), embora nenhuma diferença tenha sido observada após três meses (resposta clínica, 83% vs. 70%; resposta dermatoscópica, 76% vs. 59%);

ü  Em relação à segurança dos tratamentos, o risco de desenvolver eritema, descamação, edema foi maior no grupo 5-FU, enquanto mais pacientes no grupo KOH apresentaram erosão e úlcera;

ü  O KOH era até 96% mais barato do que o 5-FU.

 

Conclusão:

A solução de hidróxido de potássio oferece uma resolução mais rápida e de baixo custo para lesões de ceratose actínica do que o 5-FU.


Referência:

SALEHI FARID, A.; NIKNAM, S.; GHOLAMI, K.; TAVAKOLPOUR, S. et al. Comparing efficacy and safety of potassium hydroxide 5% solution with 5-fluorouracil cream in patients with actinic keratoses: a randomized controlled trial. J Dermatolog Treat, p. 1-24, Sep 2 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp