Nova Opção no Gerenciamento da Psoríase Palmoplantar

Estudos Científicos
09/jun/2022

Metotrexato Oral + NB-UVB Promove Melhora Clínica Superior à Monoterapia com Metotrexato Oral


Psoríase Palmoplantar

Eficácia do Metotrexato

 

A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, imunomediada, sistêmica e frequentemente debilitante. Possui forte base genética, caracterizada por alterações complexas no crescimento e diferenciação epidérmica, bem como múltiplas anormalidades bioquímicas, e vasculares no sistema nervoso. 


Psoríase Palmoplantar

 

Aproximadamente 12% dos pacientes afetados pela psoríase apresentam Psoríase Palmoplantar (PPP), que está associada a uma maior incapacidade funcional do que quando as lesões de psoríase são localizadas em outras partes do corpo.

 

Metotrexato

Presume-se que o metotrexato alivia os sintomas da psoríase pela inibição da síntese de DNA e RNA nas células T e queratinócitos ativados, iniciando assim mecanismos antiproliferativos e imunomoduladores.




Estudo Comprova

Metotrexato Oral Associado com NB-UVB é Eficaz na Psoríase Palmoplantar Recalcitrante

 

Esse estudo comparou os efeitos da monoterapia com metotrexato oral vs. Metotrexato oral com luz ultravioleta B (NB-UVB) no tratamento da Psoríase Palmoplantar (PPP) recalcitrante (ARA; MOWLA; ALAM; KHAN, 2020).


Resultados:

 

ü  Houve uma diferença estatisticamente significativa na redução do modified PPP Area Severity Index (m-PPPASI) nos pacientes do grupo 2 na semana 12;

ü  A média de m-PPPASI na semana 12 foi de 3,66±2,11 no grupo 2 e 6,51±2,04 no grupo 1;

ü  Uma melhora acentuada (m-PPPASI 75) foi alcançada em 20 pacientes do grupo 2 em comparação com 6 no grupo 1.


Conclusão:

A combinação de fototerapia NB-UVB com metotrexato ajuda a obter uma melhor resposta clínica (redução no escore m-PPPASI) do que a monoterapia com metotrexato no tratamento da PPP recalcitrante.


Referência:

ARA, S.; MOWLA, M. R.; ALAM, M.; KHAN, I. Efficacy of oral methotrexate (MTX) monotherapy vs oral MTX plus narrowband ultraviolet light B phototherapy in palmoplantar psoriasis. Dermatol Ther, p. e13486, May 1 2020.

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp