Morus nigra em Mulheres com Sintomas Relacionados com o Climatério

Estudos Científicos
23/set/2021

Melhora os Sintomas Relacionados com os Fogachos, Aumenta a Vitalidade e a Capacidade Mental


Uso de Fitoterápicos como Alternativa a Terapia Hormonal Tradicional

Morus nigra Opção para o Alívio dos Sintomas Associados com o Climatério

 

A terapia hormonal é o tratamento padrão ouro para o manejo dos sintomas do climatério e permanece como a terapia mais efetiva no controle dos sintomas vasomotores e genitourinários. As alterações hormonais que são notadas durante a transição menopausal aumentam os riscos de desenvolvimento de várias doenças e isto pode afetar a qualidade de vida das mulheres. Os sintomas mais comuns dessas flutuações hormonais incluem: suores noturnos, palpitação, dores de cabeça, alterações no metabolismo ósseo, fogacho e manifestações psicológicas (depressão, irritabilidade, fadiga e perda da libido).

 

Contraindicação da Terapia Hormonal

Entretanto, a terapia hormonal é contraindicada em algumas mulheres no climatério, tais como aquelas em tratamento para cânceres hormônios dependentes (câncer de mama e de endométrio), e aquelas com histórico de tromboembolismo e câncer fobia. Opções a terapia hormonal incluem tratamento com medicina alternativa e complementar, incluindo os inibidores seletivos da recaptação de serotonina e norepinefrina, gabapentina yoga e terapias fitoterápicas.

 

Fitoestrógenos e Incidência dos Sintomas do Climatério


Os fitoestrógenos são uma opção de tratamento nas mulheres no climatério com contraindicação da terapia hormonal. Eles são compostos polifenólicos encontrados em plantas e apresentam estrutura similar ao estradiol e pode se ligar aos receptores estrogênicos de maneira similar ao estradiol. Estudos prévios têm sugerido que os fitoestrógenos reduzem a incidência dos sintomas do climatério e podem diminuir a incidência de câncer de mama.


Morus nigra

 A M. nigra também conhecida como black mulberry apresenta em sua composição flavonoides, flavonas, isoflavonas, isoprenilatos, estilbenos, cumarina, cromonas e xantonas.

Estudos realizados com Morus nigra em alguns países (Brasil, China, Coreia e Japão) mostram que esse fitoterápico promove alívio dos sintomas do climatério, principalmente com diminuição dos fogachos.


Estudo Comprova

Uso de Morus nigra como Opção Fitoterápica em mulheres com Sintomas do Climatério

Estudo conduzido por Cosa et al. (2020) teve como objetivo testar a eficácia da Morus nigra no tratamento dos sintomas do climatério em comparação com a terapia hormonal e o placebo

Parâmetros Avaliados:

 

Como medida de avaliação foram realizadas os escores do Blatt-Kupperman index (BKI) para climatério e o QoL que mede os parâmetros relacionados a qualidade devida.

 

Resultados:


Ø  Na linha base as variáveis sócias-demográficas, os escores do BKI e os escores que medem a qualidade de vida não diferiram entre os grupos;

Ø  Houve diminuição dos escores do BKI no grupo tratado com Morus nigra (17,5 vs. 9,7 – p<0,001), grupo que recebeu a terapia hormonal (15,4 vs. 8,6 – p=0,001) e no grupo placebo (15,4 vs. 12,4 – p=0,040);

Ø  As análises referentes a qualidade de vida mostraram melhora no grupo Morus nigra na capacidade funcional (p=0,006), na vitalidade (p=0,031), na saúde mental (p=0,017) e no aspecto social (p<0,01);

Ø  No grupo que recebeu a terapia hormonal houve melhora na flutuação hormonal (p=0,040) e o grupo placebo apresentou melhora na capacidade funcional (p=0,030) após o tratamento;

 

Conclusão:

 

Os sintomas associados com o climatério e a qualidade de vida melhoraram após a administração de Morus nigra com efeitos similares a terapia hormonal. Podendo ser utilizado como uma alternativa. 


 

Autor(a)

Equipe Técnica Consulfarma
Equipe Técnica Consulfarma
Conhecimento

Nossa equipe quer muito dividir conhecimento com você, por isso postaremos por aqui assuntos relevantes para compartilhar tudo aquilo que é relevante para o mercado magistral. Aproveite!

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp