Minoxidil é Tóxico para Cães e Gatos

Estudos Científicos
10/ago/2021

Conheça mais sobre a ação maléfica do ativo para os pets


Ontem (09) estava pesquisando sobre o minoxidil e me deparei com esse estudo que não era bem o que eu estava procurando, mas que serve de alerta para quem tem pets.


Existem vários casos de intoxicação de cães e gatos com minoxidil. A publicação é uma revisão com informações retiradas do banco de dados de um Centro de controle de intoxicações nos Estados Unidos e Canadá.


O trabalho cita que pequenas doses de minoxidil já podem causar um estrago grande nos animais, desde reações suaves até morte.


Em cães, o problema é o descarte e armazenamento sem cuidado que permite que o animal por curiosidade faça a ingestão do produto. Já em gatos é mais comum eles lamberem os donos e terem contato com o minoxidil que os donos aplicaram.


Compartilhem com seus amigos que tem animais de estimação!




No caso das farmácias de manipulação que produzem minoxidil seria legal colocar uma advertência no rótulo “Manter longe do alcance de animais. Após o uso, evite contato com seu PET, minoxidil é tóxico para cães e gatos).


Os autores concluem que animais de estimação que pertencem a famílias que fazem uso tópico de minoxidil podem estar em risco de intoxicação, mesmo com baixas quantidades de exposição. Os sinais clínicos ocorreram em cães e gatos, mesmo com exposições pequenas, ou seja, gotas ou lambidas. Minoxidil não é recomendado como tratamento para cães alopécicos e gatos devido ao risco de intoxicação grave.


Abraços.

Lucas Portilho


Tater KC, Gwaltney-Brant S, Wismer T. Topical Minoxidil Exposures and Toxicoses in Dogs and Cats: 211 Cases (2001-2019). J Am Anim Hosp Assoc. 2021 Aug 9. doi: 10.5326/JAAHA-MS-7154. Epub ahead of print. PMID: 34370845.

Autor(a)

Lucas Portilho
Lucas Portilho
Diretor Científico da Consulfarma

Farmacêutico e Especialista em Cosmetologia. Mestre em Ciências Médicas pela Unicamp. Diretor das pós-graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da PeleHi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do Instituto de Cosmetologia. Diretor da Consulfarma Assessoria. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 20 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de pós Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia.

Coordena Cursos Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina. Atuou em indústria farmacêutica, farmácias magistrais e elaborou diversos projetos de desenvolvimento de linhas de produtos cosméticos nas empresas Consulfarma Assessoria.?Colunista no Prospector. 

Coordenador da Comissão de Farmácia de Estética do CRF-SP. 

Fundador do Cosmético Seguro. 

Consulfarma Ads
Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados. Confira nossa política de privacidade
Atendimento Whatsapp